Os estudantes aprovados na chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já podem contratar o financiamento na instituição bancária a partir desta quarta-feira (10). Os interessados já devem ter validado a inscrição na instituição de ensino, diretamente na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).
Os participantes que conseguiram o financiamento deverão, entre 7 e 18 de março, prestar declaração de matrícula na instituição, no curso e turno em que realizou a inscrição.
Foram ofertadas, nesta edição, 250.279 financiamentos em 1.337 instituições de educação superior, sob a taxa de juros de 6,5% ao ano. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante.
O Fies priorizou os cursos de engenharias, com 34.557 vagas; formação de professores, com 47.115 vagas, e áreas de saúde, com 76.092 vagas. Estes foram os mais procurados. Além das áreas prioritárias, o Fies valorizou os cursos com melhores índices de qualidade (com conceitos 4 e 5).
Participaram desta edição do Fies os estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e obtido média igual ou superior a 450 pontos, além de ter tirado nota na redação que não seja zero. O candidato pôde se inscrever em um único curso e turno dentre aqueles com vagas ofertadas. Outra exigência para obtenção do benefício do Fies é comprovar renda familiar bruta de até dois salários mínimos e meio.
LEIA MAIS