10 perguntas e respostas sobre o Prouni
Tire suas dúvidas sobre o programa que oferece bolsas de estudo em faculdades particulares
Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Programa Universidade para Todos (Prouni) seleciona estudantes para bolsas de estudo integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições privadas de educação superior.
Dois processos seletivos são realizados por ano: um no início do primeiro semestre e outro no segundo semestre. As inscrições para a primeira edição de 2022 estão abertas e ficam disponíveis até as 23h59 de 25 de fevereiro. São oferecidas 273.001 vagas, o maior número desde a criação do programa, em 1.085 instituições.
Leia abaixo 10 perguntas e respostas que ajudam a entender como o Prouni funciona:
1 – Qualquer pessoa pode se inscrever?
Não. Somente podem participar da seleção do Prouni os candidatos sem diploma de curso superior (ou que já sejam graduados, mas busquem concomitância ou complementariedade de licenciatura e de bacharelado no mesmo curso) que atendam aos seguintes pré-requisitos:
- Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 ou 2021 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas, sem ter zerado a redação;
- Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o ensino médio em escola privada com bolsa integral,
- Ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para concorrer às bolsas integrais ou de até três salários mínimos, por pessoa, para as bolsas parciais.
Ainda, podem se inscrever professores da rede pública de ensino básico, concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Pessoas com deficiência também podem pleitear as bolsas.
2 – Quais as vagas oferecidas no processo seletivo?
As instituições participantes, a quantidade de vagas e os cursos ofertados podem ser consultados no site do Prouni.
3 – Como é feita a inscrição?
A inscrição é realizada em etapa única e gratuita, somente pela página do Prouni. O candidato deve informar o número de inscrição e a senha do Enem 2020 ou 2021 para acessar o sistema.
Depois disso, deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Durante o período de inscrição, é possível alterar as opções. Será considerada válida somente a última inscrição confirmada.
4 – É preciso fazer o vestibular da instituição para concorrer a bolsas?
Não. O candidato não precisa fazer vestibular nem estar matriculado na instituição na qual deseja concorrer.
Entretanto, as instituições podem submeter os pré-selecionados a processo seletivo específico, desde que não cobre taxa. Nesse caso, elas deverão informar os estudantes, no prazo máximo de 24 horas da divulgação dos resultados das chamadas, a natureza e os critérios de aprovação. Essa seleção não pode ser mais rigorosa do que aquela aplicada nos processos seletivos regulares.
5 – Há oferta de vagas específicas para políticas de ações afirmativas?
Sim. O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas durante a inscrição. Vale lembrar que o participante cotista também precisa se enquadrar nos critérios de seleção, que foram descritos na pergunta 1.
6 – Como são escolhidos os pré-selecionados?
Com o término do período de inscrições, o sistema vai pré-selecionar automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com a média aritmética das suas notas no Enem 2020 ou 2021. Caso o candidato tenha feito as duas edições do exame, o sistema usará a nota mais alta.
Serão selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Prouni em cada curso. Caso a nota do participante possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado apenas na primeira opção.
7 – Qual a nota mínima para passar no curso desejado?
Depende. Vários fatores irão interferir na nota mínima para passar. Uma vez por dia, o sistema calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso em cada instituição com base no número de vagas disponíveis, no total dos candidatos inscritos e nas notas que eles obtiveram. Mas a nota de corte final só será consolidada ao final do período de inscrições.
8 – Onde e quando o resultado do Prouni deve ser consultado?
O resultado poderá ser consultado na página do programa, nas instituições de ensino participantes e na Central de Atendimento do MEC, por meio do telefone 0800-616161.
Serão divulgadas duas chamadas sucessivas. A primeira no dia 2 de março, e a segunda, no dia 21 de março.
Quando o candidato acessar a classificação geral nos cursos em que se inscreveu, verá que aparece uma bolinha ao lado de sua nota. Elas indicam a situação de cada candidato inscrito. A cor verde significa que a pessoa foi pré-selecionada e pode efetuar a matrícula. Já a cor cinza indica que, apesar de ter obtido nota suficiente para passar, o candidato já foi pré-selecionado em outro curso, que foi a sua primeira opção na hora de se inscrever (ou seja, ele foi pré-selecionado nos dois cursos, mas só terá a bolinha verde – e portanto só poderá fazer a matrícula – no curso que foi sua primeira opção).
9 – Como proceder após ter sido pré-selecionado?
O candidato pré-selecionado deverá se matricular à instituição de ensino com os documentos solicitados para comprovar as informações mencionadas na ficha de inscrição. Para a primeira chamada, o período de comprovação vai de 3 a 14 de março. Já para a segunda chamada, de 21 a 29 de março.
Depois que todas as informações forem checadas, o estudante assina o Termo de Concessão e é inserido no programa de bolsa.
É responsabilidade do candidato verificar, com a instituição, os horários e o local de comparecimento para a confirmação das informações. A perda do prazo ou a não comprovação implicará, automaticamente, a reprovação do participante.
Veja aqui a lista completa dos documentos necessários
10 – O que fazer caso não for pré-selecionado em nenhuma das duas chamadas?
É possível participar da lista de espera do Prouni. Para isso, o candidato deve acessar a página do programa e manifestar o interesse dentro do prazo especificado no cronograma, ou seja, entre os dias 4 e 5 de abril. O critério para que os candidatos sejam selecionados continuará sendo a nota do Enem 2020 ou 2021.
Pode participar da lista de espera para o curso correspondente à primeira opção, o candidato:
- Não pré-selecionado nas chamadas regulares;
- Pré-selecionado na segunda opção de curso, reprovado por não formação de turma.
Pode participar da lista de espera para o curso correspondente à segunda opção, o candidato:
- Não pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso;
- Não pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso;
- Pré-selecionado na primeira opção de curso, reprovado por não formação de turma.
A relação dos participantes da lista de espera estará disponível para consulta pelas instituições no dia 7 de abril de 2022.
Todos os candidatos que estejam na lista de espera terão de comparecer, entre os dias 8 e 13 de abril, às respectivas instituições para apresentar a documentação para comprovação das informações prestadas na inscrição.
Calendário completo do ProUni 2018/2
Período de inscrições: 22 a 25/02
Resultado da primeira chamada: 2/03
Período de comprovação de informações da primeira chamada: 3 a 14/03
Resultado da segunda chamada: 21/03
Período de comprovação de informações da segunda chamada: 21 a 29/03
Manifestação de interesse para lista de espera: 4 a 5/04
Resultado da lista de espera: 7/04
Período de comprovação de informações da lista de espera: 8 a 13/04
Todas as informações foram tiradas do site oficial do Prouni. Ainda tem dúvidas? Entre em contato com o MEC pelo telefone: 0800-616161 ou acesse outras perguntas frequentes, neste link.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.