Você sabe o número Pi completo? Veja curiosidades sobre ele!
No Dia do Pi, descubra fatos surpreendentes sobre esse número, sua origem e suas aplicações na arte, ciência e tecnologia!

Você sabia que, todo dia 14 de março, matemáticos e curiosos do mundo inteiro comemoram o Dia do número Pi (π)? A data foi escolhida porque, no formato americano (3/14), ela representa os três primeiros dígitos do número mais famoso da matemática: 3,14. E como “Pi” tem a mesma pronúncia de “pie” (torta, em inglês), as celebrações costumam envolver… tortas! Ah, e um detalhe curioso: esse também é o dia do aniversário de Albert Einstein. Coincidência?
Mas afinal, existe um número Pi completo?
O número Pi é uma constante matemática que representa a relação entre o perímetro e o diâmetro de uma circunferência. Se você já tentou calcular e decorar os primeiros dígitos do Pi, talvez tenha parado em 3,1416 ou, se for mais dedicado, em 3,14159265. Mas será que dá para chegar ao fim dessa sequência? A resposta é não!
“Não existe um número Pi completo, porque ele é um número irracional. Ele não tem uma representação decimal finita ou periódica”, explica Roberto Cardoso, professor de matemática do Curso Anglo. “A gente pode fazer diversas aproximações, mas elas sempre vão estar imprecisas. Não é um número exato”, explica.
O Pi já foi calculado com trilhões de casas decimais, e ainda assim, a sequência continua, sem nunca se repetir de forma previsível.
De onde veio o Pi?
A relação entre a circunferência de um círculo e seu diâmetro já era conhecida há mais de 2 mil anos. “Os egípcios, mesopotâmicos e chineses já tinham noção do número Pi”, conta o professor. “Mas o primeiro que realmente trabalhou com ele foi Arquimedes, que calculou essa razão com mais precisão”, revela Roberto. Desde então, matemáticos como Ptolomeu e Stark foram refinando o valor de Pi ao longo da história.
+ A importância do teorema de Pitágoras e da matemática, além das provas
Pi além da matemática: artes, tecnologia e cultura pop
Se você acha que Pi é coisa de nerds da matemática, repense! Ele está presente em muitas áreas além da ciência. Quer ver só?
Pi na música
A cantora Kate Bush lançou a música Pi, em que ela canta mais de 20 dígitos do número.
Pi na arte e no design
“O número Pi é utilizado também em obras que envolvem espirais e círculos concêntricos”, explica Cardoso. “Hoje, com instalações multimídia e design digital, ele é usado para criar ilusões de ótica e efeitos visuais imersivos.”
Pi no espaço
A NASA usa Pi todos os dias para calcular órbitas, trajetórias de espaçonaves e até a quantidade de combustível necessária para missões espaciais.
Pi batendo recorde!
Existe até um nome para quem gosta de decorar os dígitos do Pi: pifilologia. O recorde mundial pertence a Rajveer Meena, que recitou incríveis 70.000 dígitos em 9 horas e 27 minutos!
Agora você está craque nesse assunto, hein! Que tal aproveitar o Dia do Pi para comer uma torta e desafiar seus amigos a decorarem pelo menos os primeiros 10 dígitos? Só não tente encontrar o último número de Pi… Senão sua jornada nunca vai acabar!
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.