da redação
Estão abertas as inscrições para as primeiras turmas da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), cujas aulas começam no segundo semestre de 2010. Há 300 vagas, 150 para brasileiros e o restante para paraguaios, uruguaios e argentinos.
Para os brasileiros, a seleção será feita com base na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. A participação na seleção é gratuita e está aberta até 16 de julho. Basta acessar o site da Unila e preencher o cadastro.
Estudantes de Argentina, Uruguai e Paraguai devem procurar os ministério da Educação de seus países para se inscrever. Cada nação adotará critérios próprios para selecionar estudantes.
As aulas serão realizadas no Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu. Os cursos serão minsitrados em português e espanhol e têm como foco a integração regional.
BÔNUS PARA ESCOLA PÚBLICA
A nota do Enem será multiplicada por 1,3 para quem estudou os três anos do ensino médio em escola pública, por 1,2 para quem fez dois anos e 1,1 para quem fez apenas um. O edital do concurso traz mais detalhes.
A UFPR (Universidade Federal do Paraná) está à frente da implantação dos cursos. O início das atividades será com 6 turmas (cada um com 50 alunos, 25 dos quais brasileiros):
– Ciências Biológicas, Ecologia e biodiversidade – matutino
– Relações Internacionais e Integração – tarde
– Economia, Integração e Desenvolvimento – noite
– Sociedade, Estado e Política na América Latina – tarde
– Engenharia Ambiental e Energias Renováveis – manhã
– Engenharia Civil de Infraestrutura – manhã
VEJA TAMBÉM |
Argentina: espanhol mais barato |
Escolas lutam contra ‘portunhol’ |
Onde estudar: encontre sua faculdade |
INTEGRAÇÃO
A Unila é a primeira universidade federal com turmas internacionais do Brasil. Outras duas estão em fase de implantação.
No Ceará, vai funcionar a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com vagas para estudantes africanos de língua portuguesa. Chapecó, em Santa Catarina, abrigará a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
A seleção de estudantes estrangeiros ficará a cargo do ministério da educação de cada país conveniado.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular
– Notícias de Enem