A Comvest, comissão responsável pelo vestibular da Unicamp, divulgou nesta quinta (23) sua nova lista de obras obrigatórias, que passa a valer para o vestibular de 2021. Para quem vai fazer a prova esse ano, o que conta é a lista divulgada no ano passado!
A lista de obras obrigatórias do vestibular da Unicamp é uma das mais diversas de todas, tanto no que diz respeito aos gêneros literários quanto à representatividade. Para a edição de 2021, entram na lista a peça O marinheiro, de Fernando Pessoa, o romance O Ateneu, de Raul Pompéia e O Seminário dos Ratos, de Lygia Fagundes Telles. Lygia é considerada uma das mais importantes escritoras do século XX, e chegou a ser agraciada com o Prêmio Camões (o maior da literatura de língua portuguesa) em 2005.
Com a entrada dessas três obras, saem da lista as obras A hora e a vez de Augusto Matraga, de Guimarães Rosa, do livro Sagarana, O bem amado, de Dias Gomes, e Caminhos Cruzados, de Érico Veríssimo.
A maior parte dos livros cobrados pela Unicamp pode ser encontrada gratuitamente na internet. Confira a lista completa:
Lista de Obras – Vestibular 2021
*É exigida a leitura dos quatro livros que compõem a edição de 1982 (A teus pés, Cenas de abril, Correspondência completa e Luvas de pelica, lançada pela Editora Brasiliense), reeditada e relançada em 2016 pela editora Companhia das Letras.