Tema de redação do CNU é impacto da educação e progresso científico
Candidatos deveriam elaborar um texto dissertativo-argumentativo sobre a redução das desigualdades pela educação e progresso científico e tecnológico
Na manhã deste domingo (18), os mais de 2 milhões de candidatos inscritos no CNU (Concurso Nacional Unificado) fizeram a primeira parte da prova que garante milhares de vagas no serviço público. Todos responderam a questões objetivas iguais, e os candidatos do bloco 8 – ou seja, de nível médio – também escreveram uma redação sobre o tema “Em que medida a educação e o progresso científico e tecnológico podem contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas e ampliar o desenvolvimento da sociedade brasileira”.
+ Gabarito CNU: veja onde acompanhar a correção extraoficial
+ Redação do CNU: quantas linhas precisava escrever? O que zera a nota?
A temática seguiu a linha que professores vinham prevendo ao longo da última semana, baseados na banca que elabora a prova (Cesgranrio). Ou seja, trata-se de um tema de caráter social e que avalia o papel do Estado na resolução de problemas da sociedade brasileira. Assim como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o CNU cobra dos candidatos a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo.
+ CNU: tudo o que você precisa saber para a prova do ‘Enem dos Concursos’
No período da tarde, os candidatos devem retornar às salas de aula até as 14h para a segunda parte do concurso. Os candidatos de nível superior respondem 50 questões objetivas de conhecimentos específicos. Enquanto os de nível médio, 40 questões. A duração desta segunda etapa é maior: 3h30.
Cronograma completo do CNU
- 4 de julho: divulgação do cronograma completo;
- 5 a 7 de julho: abertura do sistema para candidatos que não podem ou não querem mais realizar o CNU solicitarem devolução da taxa de inscrição;
- 5 a 7 de julho: abertura do sistema para candidatos aptos a solicitar alteração do local d prova;
- 7 de agosto: disponibilização dos cartões de confirmação para todos os candidatos;
- 18 de agosto: aplicação das provas objetivas e discursivas;
- 18 de agosto: divulgação dos cadernos de provas às 20h;
- 20 de agosto: divulgação preliminar dos gabaritos das aprovas objetivas;
- 21 de novembro: previsão de divulgação dos resultados finais;
- Janeiro de 2025: previsão do início da convocação de aprovados para a posse.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.