Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

4 maneiras de estudar sobre as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki

Indicamos um livro, um mangá, um filme e uma música

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 10 jan 2024, 09h44 - Publicado em 10 ago 2011, 21h12

Em 6 e 9 de agosto de 1945 os EUA atacaram o Japão com duas bombas atômicas, colocando o ponto final na Segunda Guerra Mundial.

Naquele ano, a guerra já estava quase terminada. Do Eixo (os países que lutavam contra EUA, Inglaterra e França), Alemanha e Itália já estavam derrotadas. Contudo, o Japão continuava resistindo em vários territórios do Pacífico.

Querendo pôr fim ao conflito – e também numa demonstração de força bélica que mandava um recado para a União Soviética e o restante do mundo -, os EUA lançaram a primeira bomba atômica na cidade de Hiroshima, no dia 6, matando instantaneamente 100 mil pessoas. Três dias depois foi a vez de Nagasaki: mais 70 mil mortos. Era o fim da guerra e o começo da era atômica.

Dá para estudar esse importante momento da história que sempre cai nos vestibulares com quadrinhos, filme e até mesmo música! Confira:

Livro
Não precisa ser um livro de história grosso cheio de datas para se estudar a história das bombas. Com “Hiroshima”, livro-reportagem do jornalista americano John Hersey, dá para entender o fato sob o ponto de vista de seis sobreviventes.

Continua após a publicidade

Hersey viajou ao Japão após a guerra para recontar a história e publicou a reportagem original na revista New Yorker, em 1946. O relato teve grande impacto na sociedade americana, pois muitos ainda não tinham noção do horror que tinha sido aquele agosto de 1945.

Quadrinhos
O quadrinho mais famoso que fala da Segunda Guerra Mundial e das bombas atômicas é “Gen, Pés Descalços”. Gen, aliás, é um mangá, um quadrinho japonês do artista Keiji Nakazawa lançado em 1970.

Gen é um garoto de seis anos que mora em Hiroshima quando a bomba cai. Ele perde quase toda a família e tem que viver em um Japão de pobreza e destruição ao lado de sua mãe e da irmã recém-nascida. O livro tem traços autobiográficos, pois Nakazawa também perdeu a família no ataque atômico. No Brasil o mangá siu pela editora Conrad.

Filme

Continua após a publicidade

“A Última Bomba Atômica”, documentário de 2006 produzido nos EUA, mais do que mostrar o que aconteceu em 1945, relata a história dos chamados “hibakusha”, que significa “sobreviventes da bomba”. Por serem os únicos nos dias de hoje que viveram aquele momento histórico, o filme questiona: quem contará a história quando estes últimos “personagens” se forem?

O filme, assim, mostra a luta dos hibakusha e de jovens estudantes para conscientizar a todos de que bombas atômicas são desnecessárias. O filme, ao reconstruir os fatos e decisões que levaram ao lançamento das bombas, também questiona ao final: foi necessário?

Música
Vinícius de Moraes escreveu o poema “Rosa de Hiroshima”, que logo foi musicado por Gerson Conrad. A banda Secos & Molhados interpreta a canção em seu disco de estreia, de 1973.

A música, um hino anti-guerra, foi lançado em plena Ditadura Militar no Brasil e fala da explosão da primeira bomba, comparando o formato da explosão a uma rosa. Mas, como diz a música, “Sem cor sem perfume / Sem rosa sem nada”. Veja a letra completa e o vídeo:

Continua após a publicidade

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres

Continua após a publicidade

Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=uBdg4SnOzm8?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

Publicidade

4 maneiras de estudar sobre as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki
Estudo
4 maneiras de estudar sobre as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki
Indicamos um livro, um mangá, um filme e uma música

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.