Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Oferta Relâmpago: Assine com preço absurdo

Qual a diferença entre resumo e resenha?

Eles parecem sinônimos, mas não são. Entenda as diferenças entre resumo e resenha, quando usar cada um e por que isso faz diferença nos vestibulares

Por Luccas Diaz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 jun 2025, 19h00 •
Mulher estudando escrevendo redação à mão no caderno
 (Unsplash/Reprodução)
Continua após publicidade
  • Na escola ou na faculdade, é comum professores pedirem resenhas de filmes, livros ou exposições. É também comum solicitarem resumos de conteúdos importantes, ou que possam ser usados como consulta na hora da prova. Na prática, você sabe distinguir qual é qual? O que deve ser incluído em cada um? Qual seria, afinal, a diferença entre resumo e resenha?

    A confusão é bem válida. Afinal, os dois gêneros textuais são parecidos: lidam com a ideia de sintetizar informações. Eles cumprem, no entanto, funções bem diferentes — por isso cada um deve ser escrito à sua maneira. Para quem acha que a dúvida é boba, vale lembrar: tanto a resenha quanto o resumo podem ser cobrados nas redações de vestibulares como a Fuvest e a Unicamp.

    Bora aprender a fazer cada um?

    + Unicamp: veja temas e gêneros que podem cair na redação

    O que é um resumo

    A principal diferença entre um resumo e uma resenha está no papel de quem escreve. No resumo, o foco é transmitir, de maneira breve, fiel e objetiva, as ideias centrais de um texto, livro, filme, artigo ou qualquer outro conteúdo que seja. Quem faz um resumo não deve incluir opiniões, julgamentos ou comentários pessoais.

    É um texto puramente factual: precisa ser neutro e se limitar aos pontos mais importantes do material original. Geralmente, é curto.

    Continua após a publicidade

    Assim, o objetivo do resumo é puramente informar. Ele é usado, sobretudo, como uma ferramenta de estudo, de fixação de conteúdo ou de memorização de informações. No dia a dia, resumir algo é uma das formas mais intuitivas de estudar.

    E não tem muito segredo: é, invariavelmente, traduzir um conteúdo longo ou complexo em um pequeno texto ou em tópicos.

    + 4 passos para fazer um bom resumo

    Leia abaixo um resumo, bem contido, da primeira e segunda Lei de Newton.

    Continua após a publicidade

    A primeira lei de Newton, ou princípio da inércia, garante que, se a força resultante que atua sobre um corpo é nula, então esse corpo tem a tendência de permanecer em seu estado de equilíbrio: equilíbrio estático (em repouso) ou equilíbrio dinâmico (em movimento retilíneo uniforme). Mas o que acontece quando a força resultante que atua em determinado corpo não for nula?

    A Segunda Lei de Newton, ou princípio fundamental da dinâmica, afirma que a aceleração que um corpo adquire é diretamente proporcional à resultante das forças que atuam sobre ele e tem a mesma direção e o mesmo sentido dessa resultante.

    Ou seja, uma força resultante não nula provoca uma aceleração no corpo. E a intensidade dessa aceleração é diretamente proporcional à intensidade da força. Além disso, a força resultante que atua sobre um corpo e a aceleração causada por essa força têm a mesma direção e o mesmo sentido.

    + 4 técnicas para virar um especialista em interpretação de texto

    Continua após a publicidade

    O que é uma resenha

    Por outro lado, a resenha tem uma proposta analítica. Além de apresentar uma síntese do conteúdo, ela traz uma avaliação crítica sobre a obra. Isso significa que, ao escrever uma resenha, o autor não apenas explica do que se trata aquele material, mas também expressa sua opinião, analisa os pontos fortes e fracos, discute a relevância da obra.

    Muitas vezes, dá também um veredito final, dizendo se vale ou não consumir o material. Dessa forma, podemos dizer que a resenha é um texto híbrido: ela incorpora o resumo, mas vai além, apresentando uma análise crítica de quem escreve.

    Costumamos encontrar dois tipos de resenhas. A resenha crítica, que é a mais comum, traz a análise detalhada de uma obra, levando em conta critérios como contexto, linguagem, público-alvo e relevância – pense em algo como os vídeos da crítica de cinema Isabela Boscov.

    + Resenha do leitor: “Ensaio sobre a Cegueira”

    Continua após a publicidade

    Já a resenha descritiva é aquela que foca mais em apresentar as características do material, sem se aprofundar tanto na avaliação — embora ainda possa conter uma dose de opinião. É mais incomum e pode ser confundida com um resumo. Mas é preciso lembrar que, no resumo, a opinião não deve ser incluída. Se é texto majoritariamente descritivo e tem uma parte opinativa, então já é uma resenha descritiva.

    Veja abaixo a proposta de redação da Unicamp 2016, que apresentava como opção uma resenha da fábula “A deliberação tomada pelos ratos”.

    Você é um estudante universitário que participará de um concurso de resenhas, promovido pelo Centro de Apoio ao Estudante (CAE), órgão que desenvolve atividades culturais em sua Faculdade. Esse concurso tem o objetivo de estimular a leitura de obras literárias e ampliar o horizonte cultural dos estudantes. A resenha será lida por uma comissão julgadora que deverá selecionar os dez melhores textos, a serem publicados.

    Você escolheu resenhar a fábula de La Fontaine transcrita abaixo. Em seu texto, você deverá incluir:

    Continua após a publicidade

    a) uma síntese da fábula, indicando os seus elementos constitutivos;
    b) a construção de uma situação social análoga aos fatos narrados, que envolva um problema coletivo;
    c) um fechamento, estabelecendo relações com a temática do texto original.

    Seu texto deverá ser escrito em linguagem formal, deverá indicar o título da obra e ser assinado com um pseudônimo.

    + Resenha do leitor: “Quincas Borba”

    Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

    Compartilhe essa matéria via:

     Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

    Publicidade

    Conteúdo para assinantes

    Continua após publicidade
    Qual a diferença entre resumo e resenha?
    Estudo
    Qual a diferença entre resumo e resenha?
    Eles parecem sinônimos, mas não são. Entenda as diferenças entre resumo e resenha, quando usar cada um e por que isso faz diferença nos vestibulares

    Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    MELHOR
    OFERTA

    Plano Anual
    Plano Anual

    Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

    Apenas R$ 1,99/mês*

    Plano Mensal
    Plano Mensal

    R$ 19,90/mês