Quais os assuntos mais cobrados de História no Enem
A partir de um levantamento do Poliedro, elencamos os temas mais cobrados de História Geral e História do Brasil
Nos dias 3 e 10 de novembro, mais de 6 milhões de estudantes farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de entrada para todas as universidades públicas brasileiras e que ainda proporciona a chance de conseguir uma bolsa ou financiar a graduação em universidades particulares.
A pouco mais de 70 dias para a prova, chegou o momento de fazer o planejamento do semestre e priorizar os assuntos mais cobrados no exame, especialmente em provas densas e com tanto conteúdo como a de História. Como fazer isso? A partir de um levantamento do Poliedro, o GUIA trará uma lista dos assuntos mais cobrados dessa disciplina nos últimos anos da prova. Aproveite também para conferir publicações nossas sobre os temas, assim você já começa a colocar o planejamento em prática. Vamos lá?
História do Brasil
Comparativamente, conteúdos de História do Brasil costumam ser mais cobrados do que História Geral na prova do Enem. De acordo com a coordenadora de avaliações educacionais do Sistema Poliedro, Jéssika Anastácio, vale focar em conteúdos que passam por aspectos relacionados à cultura, patrimônio, estrutura política, organização da sociedade e relações entre Estados nacionais. Nesse sentido, dê atenção especial aos acontecimentos da Idade Contemporânea e do colonialismo. Em termos de número de questões, os assuntos mais presentes de História do Brasil nos últimos anos de Enem foram:
- Segundo Reinado (12,3%)
- Governos pós-Ditadura Militar (12,3%)
- Era Vargas (11,1%)
- República Velha (9,9%)
- Administração colonial (4,9%)
- Ditadura Militar (4,9%)
- Sistema e economia colonial (4,9%)
- República Populista (2,5%)
- Crise do Sistema Colonial (2,5%)
- Processo de Independência (1,2%)
História Geral
Embora tenha as questões concentradas em menos conteúdos, as questões de História Geral ainda correspondem a cerca de 33,5% da prova de História do Enem. Nessa área, a dica é focar nos conflitos de relevância internacional e nas transformações da sociedade decorrentes do surgimento do capitalismo e do desenvolvimento industrial e tecnológico.
- Segunda Guerra Mundial e suas consequências (13,6%)
- Baixa Idade Média (8,6%)
- Grécia e Roma (4,9%)
- Reformas e Revoluções (2,5%)
- Segunda Revolução Industrial e Primeira Guerra Mundial (1,2%)
- Grandes Navegações (1,2%)
- Revolução Industrial e Iluminismo (1,2%)