Chegamos ao fim! Ao longo das últimas semanas, elencamos aqui os principais assuntos cobrados em cada disciplina do Enem para você gastar os últimos dois meses que restam estudando o que realmente pode aparecer na prova. Para encerrar bem — e te motivar a dar atenção às Exatas — trazemos os principais tópicos de Física cobrados nas últimas edições da prova. De antemão já fica um recado: no Enem, a Física percorre um caminho bem diferente de outros grandes vestibulares.
A principal responsável por isso (ocupando 11,1% da prova) é a área que reúne oscilações, ondas, óptica e radiação. Enquanto na Fuvest e na Unicamp elas ocupam posição secundária em relação à física mecânica e elétrica, no Enem questões sobre reflexão, refração, lentes, espelhos e propagação de ondas têm seu lugar garantido.
Isso não quer dizer, no entanto, que as outras áreas da Física não tenham um papel importante: questões sobre movimento, equilíbrio e descoberta de leis físicas são significativas e representam 7,5% da prova. Elas incluem desde cálculos de cinemática até hidrostática. A dica nessa área é ficar atento à famosa Lei de Newton e aos Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin. Conceitos como os diferentes tipos de força (atrito, peso, normal, tração, empuxo) são essenciais para a resolução dessas questões.
A terceira grande protagonista é a física elétrica e magnética, também figurinha carimbada em outros vestibulares. Aqui, algumas leis como a Coulomb e Ohm serão exploradas em questões sobre corrente elétrica, resistência, medidores, campos magnéticos etc.
O restante da prova acaba se dividindo entre os fenômenos térmicos (termodinâmica), conceitos de trabalho, energia e potência e, por último, as leis da Física no funcionamento do Universo. Vale apontar que esse último assunto ganhou destaque em debates esse ano depois da primeira imagem registrada de um buraco negro.
Sem mais delongas, conheça os assuntos mais cobrados de Física no Enem:
- Acústica 11%
- Energia, trabalho e potência 8,2%
- Resistores 8,2%
- Calorimetria 5,5%
- Impulso, quantidade de movimento e análise dimensional 5,5%
- Introdução à óptica geométrica 5,5%
- Atrito e movimento circular 4,1%
- Forças magnéticas, indução e fluxo 4,1%
- Gases 4,1%
- Geradores, receptores, capacitores e leis de Kirchhoff 4,1%
- Interferência 4,1%
- Refração e lentes 4,1%
- Equilíbrio 2,7%
- Hidrostática 2,7%
- Movimento circular 2,7%
- Mudanças de estado 2,7%
- Ondas periódicas 2,7%
- Análise gráfica de espaço, velocidade e aceleração 1,4%
- Cinemática vetorial 1,4%
- Gravitação universal 1,4%
- Introdução à eletrodinâmica 1,4%
- Lançamento oblíquo no vácuo 1,4%
- Magnetismo e suas interações 1,4%
- Movimento harmônico simples (MHS) 1,4%
- Movimentos retilíneos 1,4%
- Ondulatória 1,4%
- Propagação de calor 1,4%
- Reflexão da luz 1,4%
Confira também as outras matérias da série sobre os assuntos mais cobrados em Química, Biologia, Linguagens, Matemática, História, Geografia, Filosofia e Sociologia.