Programa dará certificado para trabalhador informal que passar em prova
MEC vai implantar testes de excelência para entregar diplomas a profissionais de áreas como pesca, construção civil e eletrônica
da redação
Pescadores, guias turísticos, mestres de obras e outras categorias que trabalham muitas vezes de na informalidade terão certificados de capacitação profissional, segundo programa do Ministério da Educação (MEC) em fase de implantação. O objetivo é facilitar empregadores e empregados a comprovar o conhecimento e a experiência adquiridos em anos de trabalho informal.
Veja também: |
Guia para escolher profissão |
Teste: qual carreira é a sua? |
Dúvida? Nosso orientador te ajuda |
Encontre sua faculdade |
Para obter os certificados, os profissionais terão de passar por testes que serão desenvolvidos e aplicados por universidades e institutos técnicos federais. Segundo as regras do MEC, o profissional precisará, ainda, ter completado a educação básica (ensinos fundamental e médio).
“Caso se constatem deficiências técnicas, a própria escola federal qualificará o trabalhador. Em caso de defasagem escolar, ele será encaminhado a uma escola de educação básica. Depois, receberá o diploma”, explica nota oficial da pasta.
A intenção do governo é criar uma rede de certificação técnica (Certific), que deve funcionar nos 255 campi federais espalhados pelo Brasil. As provas com os trabalhadores começam em 2011. Atualmente, já há projetos piloto em São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Mato Grosso. A lista de instituições capacitadas para os testes deverá ser divulgada em 17 de maio.
Na primeira fase do programa, serão beneficiados trabalhadores das áreas de pesca e aquicultura, turismo e hospitalidade, construção civil, eletroeletrônica e música.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular
– Notícias de Enem