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“Olga”: saiba como utilizar o filme no vestibular

Explore o enredo e enriqueça seu repertório

Por Julia Di Spagna
Atualizado em 23 abr 2019, 18h06 - Publicado em 5 jul 2018, 15h07

A ideia desta série de matérias é permitir que você consiga desenvolver um repertório mais amplo e um pensamento crítico mais aguçado com base nas diversas camadas que a sétima arte pode apresentar. As análises dos filmes que faremos aqui buscam mostrar certas relações entre o enredo e temas contemporâneos que podem ser abordados na redação e em outras questões do Enem e dos principais vestibulares do Brasil.

“Olga”: saiba como utilizar o filme no vestibular

Baseado em fatos reais, o filme retrata a vida de Olga Benário (1908-1942), uma jovem alemã, judia e militante do movimento comunista. A história tem como pano de fundo as atrocidades cometidas pelo nazifascismo, além do contexto mundial de tensão entre os ideais defendidos pelo comunismo e pelo capitalismo.

Criada em Munique, Olga começa a se envolver com o comunismo na década de 20. Seus pais, que pertenciam à classe média, eram contrários às ideias revolucionárias da filha. Perseguida pela polícia, decide fugir para Moscou, onde recebe treinamento militar.

Em 1928, ela é encarregada de proteger e acompanhar Luís Carlos Prestes, que vive exilado na Europa, de volta ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935 contra o então presidente Getúlio Vargas. Na viagem, enquanto fingem ser um casal em lua-de-mel, os dois se apaixonam.

Após o fracasso da revolução, derrotada pelas forças repressoras do governo, os comunistas sofrem perseguições e o casal acaba preso em 1936. Esta seria a última vez em que se veriam.

Neste contexto, Olga descobre que está grávida, fato que não impede que Vargas ordene sua deportação para a Alemanha nazista e que seja entregue à Gestapo, polícia política nazista, aos sete meses de gestação.

Olga dá a luz à sua filha, Anita Leocádia, em uma prisão feminina alemã, mesmo depois de relutar no Brasil e denunciar à imprensa a sua gravidez, reivindicando os seus direitos de permanecer com a criança.

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Quando não podia mais amamentar sua filha, na época com 14 meses, esta é levada pelos nazistas e entregue à avó paterna, Dona Leocádia.

Anita cresce sob os cuidados da avó sem nunca ter conhecido a mãe. Com a Lei de Anistia, Prestes é solto em 1945. Olga, entretanto, em 1942, é morta com cerca de 200 pessoas em uma câmara de gás em um campo de concentração alemão. Um dia antes de morrer escreve uma carta ao marido e à filha, lida tempos depois.

“Olga”: saiba como utilizar o filme no vestibular

É possível explorar o filme “Olga” a partir de diversos aspectos. Conversamos com Michele Marcelino, professora de redação do Anglo, para estabelecermos os principais e qual a melhor forma de aplicá-los na hora da prova.

Nazismo

Após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha enfrentou uma profunda crise econômica, sobretudo em função do Tratado de Versalhes, que declarava oficialmente a nação como derrotada na guerra e que impunha duras sanções ao país, como perda de territórios e proibição de qualquer produção de armas pesadas, além de obrigar a Alemanha a pagar uma indenização aos países vitoriosos.

Esse cenário criou nos alemães um sentimento de revanchismo em relação a outros países, que fortaleceu o extremismo nacionalista no país.

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Toda essa situação abriu espaço para o crescimento do partido nazista. Hitler foi indicado a chanceler e posteriormente assumiu o cargo de presidente, além de se auto nomear “o Führer ”.

Intolerância

A intolerância à diversidade religiosa foi alimentada pelo nazismo nessa época.

As características principais do nazismo são apresentadas na obra Mein Kampf, escrita por Hitler. Uma das suas mais conhecidas medidas foi o antissemitismo, marcado pela visão racista e eugenista da superioridade do homem branco germânico, a chamada raça ariana.

Essa visão resultou na morte de mais de 6 milhões de pessoas em campos de concentração, a grande maioria formada por judeus.  

Quer saber como funciona a liberdade religiosa no Brasil? Acesse o link.

Getúlio Vargas

Getúlio Vargas assumiu o governo em 1930 e conduziu o país durante um período caracterizado pelo desenvolvimento industrial e pela ampliação dos direitos trabalhistas.

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Seu governo, que durou até 1945, foi marcado ainda pelo Estado Novo, período de forte autoritarismo, calcado na personificação quase mítica da figura do presidente, que ficou conhecido como o “pai dos pobres”.

A justificativa dada por Vargas para a instituição do regime foi a necessidade de impedir um “complô comunista”, que ameaçava tomar conta do país, o chamado Plano Cohen, que foi depois desmascarado como uma fraude.

O GUIA preparou uma matéria especial para você testar seus conhecimentos sobre a Era Vargas, confira no link.

Direitos humanos

Segundo a definição estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) os direitos humanos são “direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição”.

O filme retrata diversos momentos em que os direitos humanos são extremamente desrespeitados. Apesar deles terem sido estabelecidos em 1948, antes dos fatos retratados no longa, é importante fazer essa análise. Seja por causa de ideais políticos ou escolhas religiosas, pessoas foram torturadas e privadas de seus direitos mais básicos nessa época.  

Movimentos revolucionários brasileiros

Antes da Intentona Comunista, Luís Carlos Prestes havia liderado outra empreitada política de caráter antifascista, anti-imperialista e anticapitalista conhecida como Coluna Prestes, durante a qual centenas de militantes andavam pelos sertões do Brasil denunciando as injustiças e desigualdades cometidas pelo governo e pelo modo de produção capitalista.

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A Intentona Comunista de novembro de 1935 foi uma tentativa fracassada de golpe contra o governo de Getúlio Vargas feita pelo PCB (na época, Partido Comunista do Brasil) em nome da Aliança Nacional Libertadora.

Revoltosos e simpatizantes foram perseguidos, presos ou mortos, e o movimento abriu caminho para Vargas endurecer o regime. O levante veio ao encontro dos planos do presidente, que usou o pretexto do perigo comunista para decretar estado de sítio, abolindo as garantias constitucionais. Tudo estava preparado para o golpe que o deixaria no poder por mais oito anos.

Relembre manifestações populares que marcaram a história do Brasil no link.

“Olga”: saiba como utilizar o filme no vestibular

Ficou na dúvida de como esse conteúdo poderia ser aplicado na sua redação? Vamos ajudá-lo nessa missão.

É impossível prever qual será a proposta dos vestibulares. Entretanto, seja qual for o tema, se você estiver munido de diversos exemplos e relações relevantes na hora da prova terá um resultado melhor do que imagina.

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No caso do filme “Olga”, é importante identificar os principais tópicos, como a questão do nazismo e movimentos revolucionários brasileiros, por exemplo, e memorizar algumas cenas que exemplifiquem as situações.

Você não precisa assistir ao filme com um caderno fazendo várias anotações. O importante é entender o enredo como um todo e refletir sobre determinados acontecimentos que achar adequados. Se quiser, anote alguns tópicos e pesquise mais sobre os temas que achar mais pertinentes ou nos quais tiver alguma dificuldade.  

“Olga”: saiba como utilizar o filme no vestibular

Selecionamos algumas propostas de redação de vestibulares de anos anteriores em que você poderia utilizar seus conhecimentos sobre o filme para desenvolver o tema, tanto em termos de relações estabelecidas, quanto em exemplos.

Enem 2016 – “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”

Embora o filme esteja em um contexto mundial completamente diferente do atual, algumas preocupações, como a intolerância religiosa, ainda se fazem presentes. Dados apresentados pela banca mostram que pessoas ainda são mortas por causa de suas crenças.

O filme poderia ajudar o candidato a exemplificar, com um caso conhecido, como a perseguição aos judeus afetou o Brasil e dar exemplos das atrocidades cometidas contra a militante judia Olga Benário.

Unesp 2005 – “Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis desumanos ou degradantes”

Os textos apresentados pela proposta colocam sob diferentes pontos de vista e em diferentes lugares e contextos históricos, a questão do emprego da tortura por instituições para obter confissões, adesões ou, mesmo, para punir pessoas resistentes a determinada religião, ideologia ou regime político que se quer impor pela força.

Além disso, o artigo 5º da Declaração Universal dos Direitos do Homem, aprovada e proclamada pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1948, dá nome à proposta.

Com isso, o candidato poderia apontar como o governo da época fez uso da tortura para tentar conter o avanço do comunismo. Também é válido apontar as torturas promovidas pelo regime nazista para punir os judeus.

Fuvest 2001 – “Neonazismo e o neofascismo”

Os textos da coletânea desta proposta apresentam notícias sobre o crescimento do neonazismo e do neofascismo e, também, alguns pontos de vista sobre o sentido desse fenômeno.

Nesse contexto, o filme ajuda o estudante a entender como o nazismo se deu na sua origem e acontecimentos pontuais que exemplifiquem seus efeitos no Brasil.

Aqui, também seria válido relacionar as ideias defendidas pelos nazistas com a marcha em Charlottesville – com ataques de manifestantes contra negros, homossexuais, imigrantes e judeus. Saiba mais aqui.

Filme: Olga
Ano: 2004
Direção: Jayme Monjardim

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