O que é um caderno de erros, para que serve e como montar um?
Aprimore seus estudos e entenda o que pode ser melhorado com este método!
Errar uma lista de exercícios — seja em um assunto novo ou no assunto que você mais domina — tem a capacidade de trazer aquele gosto amargo e gerar frustração. Mas pode anotar: o aprendizado realmente acontece quando nos desafiamos, e cometer deslizes não é sinônimo de incapacidade! Pensando nessa linha, há um método de estudos que pode te ajudar a entender seus pontos fracos, dúvidas e o que merece um reforço na hora de estudar. É o caderno de erros.
Mas afinal, o que ele é? Para que serve? Posso montar o meu próprio caderno de erros? O GUIA DO ESTUDANTE vai responder a essas perguntas e te mostrar como aliar essa tática à sua preparação para provas e vestibulares.
+ É verdade que aprendemos mais errando do que acertando?
O que é um caderno de erros?
Trata-se de uma técnica combinada aos estudos teóricos e à resolução de exercícios, os quais permitem identificar tópicos que merecem mais atenção. Ao completar uma coletânea de questões, o estudante seleciona quais não obtiveram o resultado esperado no gabarito e aquelas que foram acertadas “no chute”.
A partir disso, os itens errados ou que geraram dúvida precisam ser registrados em outro material, físico ou não, juntamente da data, resolução esperada — explicada com as suas próprias palavras — e fundamento principal presente no exercício. Por exemplo: se errei uma questão sobre equação do segundo grau, posso anotar que o tópico principal para uma revisão futura é a fórmula de Bhaskara.
E atenção: o caderno de erros não é um resumo! O objetivo é marcar tópicos de questões que merecem mais espaço nos estudos, não o conteúdo inteiro. Na preparação para os estudos, entender os pontos fracos é tão importante quanto acertar.
+ 5 erros muito comuns na redação do Enem – e como evitá-los
De acordo com um artigo publicado na revista Nature, existe uma taxa de acertos “ideal”, no qual “o treinamento não é muito fácil nem muito difícil, e onde o aprendizado progride mais rapidamente”. Essa porcentagem deu nome à Regra dos 85%, obtida a partir de machine learning, no qual computadores aprendem sozinhos a executar tarefas simples, como a classificação de padrões.
A estratégia é uma forte aliada do método de revisão espaçada, que surgiu como forma de evitar a chamada “curva do esquecimento” — teoria criada pelo psicólogo Hermann Ebbinghaus que busca entender como é o processo de declínio da memória depois da compreensão de um assunto.
No geral, ela funciona em três partes: após aprender um tópico novo hoje, você deve revisá-lo no dia seguinte, depois novamente em uma semana e, por fim, depois de um mês (revisão em 24 horas-7 dias-30 dias). Em meio às retomadas do mesmo tema, é recomendável refazer as questões e retornar ao caderno de erros, de modo a entender se as dúvidas já foram solucionadas ou não.
Como montar?
É possível construir seu próprio caderno de erros em um material físico ou virtual. Além disso, a montagem desse material de estudos leva tempo e você pode notar a melhora conforme avançar nos seus estudos.
As duas formas de registrar têm pontos negativos e positivos. Escrever à mão em um caderno facilita a fixação do conteúdo e a organização de ideias, mas pode levar mais tempo para encontrar os exercícios registrados.
Já a construção em uma plataforma online ou em documentos de computador simplifica a busca pelos conteúdos, porém a memorização se torna mais lenta.
Acompanhe o passo a passo simplificado.
- O primeiro passo para montar o caderno de erros é simplesmente responder questões, que podem ser de provas antigas, listas do cursinho ou até da escola;
- Após esse momento, é importante corrigir o que foi trabalhado e separar aquelas que trouxeram dúvidas, foram acertadas sem querer e os deslizes;
- Em seguida, você pode dividir o caderno em matérias ou áreas do conhecimento e transferir as atividades selecionadas, levando em conta o assunto principal, material estudado e data do erro. É importante que exista uma explicação breve sobre como é a resolução esperada da questão, acompanhada de um registro sucinto do assunto geral;
- Depois disso, o estudante deverá revisar e refazer a lista de tempos em tempos, para mapear novos pontos de atenção e comemorar os acertos conquistados.
Como aprender qualquer coisa em 4 passos
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com
professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.





