O que é metanol? Saiba a química que torna as bebidas tóxicas
Ingerir esta substância pode ser mortal. Entenda os casos envolvendo intoxicação pelo composto
Você deve estar acompanhando pelos noticiários os casos de envenenamento por metanol no estado de São Paulo após o consumo de bebidas alcóolicas como gin, whisky e vodka. Ainda não se sabe se a substância tóxica foi adicionada por adulteração e falsificação das bebidas por terceiros, ou ao longo da produção nas empresas.
A contaminação, que segue em investigação pelas autoridades, pode causar náusea, vômito, dor abdominal, perda da visão e até o óbito. Apesar do metanol também estar na categoria dos álcoois, como o etanol, uma pequena diferença em sua fórmula é o que explica a tragédia.
Abaixo, entenda o que é esta substância do ponto de vista da química.
+ Quais são os 5 temas de Química que mais caem no Enem
O que é metanol?
O metanol é um dos álcoois mais importantes da química.
Altamente tóxico para o corpo humano, este líquido inflamável é usado em produtos industriais, como na fabricação de formaldeído (o conhecido formol, usado em colas e para conservar corpos), ácido acético, tintas, solventes e plásticos. Ele está presente em produtos como anticongelantes, limpa-vidros e removedores de tinta.
Quanto à sua estrutura, tem um átomo de carbono a menos que o etanol – e esta diferença é o que o torna nocivo para o corpo humano. Os dois álcoois possuem as seguintes fórmulas químicas:
- Etanol: C₂H₆O
- Metanol: CH₃OH
Ao ser ingerido, o metanol se transforma primeiro em formaldeído. Depois, vira ácido fórmico, prejudicando as mitocôndrias – centrais de energia das células. A conclusão disto é o acúmulo de ácidos no corpo e uma pane no sistema nervoso central.
Toda esta combinação pode levar a náuseas, vômitos, dores abdominais, perda de consciência ou até ao coma.
+ Quais são os 5 temas de Biologia que mais caem no Enem
O que são álcoois?
Os álcoois são compostos químicos que possuem o grupo funcional hidroxila (‒OH) ligado a carbonos saturados. Eles podem ter estruturas com insaturações, cadeias ramificadas ou cíclicas e, em geral, são solúveis em água.
Quando possuem até onze átomos de carbono, apresentam estado líquido.
Quimicamente, os álcoois podem ser considerados ácidos fracos. Isso ocorre porque o oxigênio, muito eletronegativo, atrai os elétrons da ligação, conferindo ao hidrogênio um caráter ácido. Essa característica permite que os álcoois participem de diferentes reações químicas.
O etanol é seguro para consumo?
O etanol, está presente em diferentes tipos de bebidas alcoólicas, como vinhos, cervejas e licores. Além do consumo, ele é encontrado em perfumes, tônicos, antissépticos para pele e superfícies, no combustível e em processos laboratoriais e industriais.
No corpo humano, o etanol passa por um processo de metabolização e se transforma em acetaldeído, composto considerado tóxico. Mas calma! Em seguida, essa substância é rapidamente convertida em acetato, o mesmo ácido acético que está no vinagre.
Longe de ser prejudicial, o acetato é utilizado pelo organismo para gerar energia e produzir moléculas essenciais.
+ Por que o gelo não afunda no copo de bebida? Fenômeno é mais importante do que parece





