Nova edição do CNU terá mais de 3 mil vagas; veja os principais cargos
Prova está marcada para 5 de outubro. Saiba quais são os órgãos com mais vagas para início imediato

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou, nesta segunda-feira (28), as principais informações sobre a segunda edição do CNU, o Concurso Nacional Unificado. Chamado de ‘Enem dos Concursos’, o certame oferecerá 3.352 vagas, distribuídas em 35 órgãos e institutos federais.
A estrutura da primeira edição será mantida, e as vagas seguem agrupadas em 9 blocos temáticos. Ao todo, 2.844 oportunidades são para nível superior – ou seja, divididas dos blocos de 1 a 7 – e 508 para nível médio, do bloco 8.
O edital completo do concurso será publicado em julho. Já a prova objetiva está marcada para 5 de outubro. Os que forem aprovados nesta primeira etapa, fazem a prova discursiva no dia 7 de dezembro. O resultado está previsto para fevereiro de 2026.
Vale destacar que 2.180 vagas são para início imediato, e o restante para cadastro reserva.
Principais vagas e cargos
O cargo com maior número de vagas nesta edição é de Analista Técnico-Administrativo, com 1.000 oportunidades no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Em seguida, aparece Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico, com 250 vagas, também no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O mesmo número de vagas será ofertado para Analista Técnico de Defesa e Justiça, no MGI.
Todas as vagas citadas acima são de nível superior.
O cargo de nível médio com maior número de vagas é Técnico em Atividades de Mineração, com 80 colocações, na Agência Nacional de Mineração (ANM).
O governo divulgou, nesta apresentação, quais são os principais cargos para início imediato. Para pesquisar as posições, órgãos e nível detalhadamente, você também pode acessar a ferramenta desenvolvida pelo G1 clicando aqui.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.