Internauta diz ter cópia do Enem 2010 e conta o que ?cai? em suposta prova vazada
Boato foi feito com perfil do Orkut sem sobrenome, o que gera desconfiança entre internautas. MEC desmente
por Bruno Aragaki*
Internauta diz no Orkut que teve acesso à prova. Perfil tem cara de ‘fake’, mas retoma preocupação com segurança da prova: no ano passado, homem tentou vender a prova ao Estadão. VEJA MAIS |
Data do Enem 2010 já foi confirmada pelo MEC |
Resolva o Simuladão Enem Guia do Estudante |
Enem para professor: já em 2011 |
Cansaço é maior desafio |
Uma internauta diz no Orkut ter a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que será aplicada no fim do ano, em 6 e 7 de novembro. Segundo relato postado nesta segunda-feira (31), a mãe da garota teria conseguido uma cópia em Brasília, cidade-sede do Ministério da Educação (MEC).
– Baixe a prova que vazou no ano passado – Resultado do Enem 2009: já dá para baixar o boletim
A internauta, cujo perfil é identificado apenas como Ju, ironizou o grau de dificuldade do suposto exame vazado. Inglês: muito fácil, ridículo, até minha cachorrinha poodle faria, escreveu Ju.
Questões de língua estrangeira são uma das prováveis novidades aguardadas para o Enem 2010, que deve permitir aos candidatos escolher entre inglês, espanhol e francês.
Em Física, uma suposta questão usaria árvores da Amazônia é mais uma enrolação, o que importa mesmo são as alturas, segundo Ju, para fazer um problema envolvendo alturas.
Ainda segundo o relato, a prova cobraria JK e Vargas em história, Itaipu e cursos de rios, bacias, em geografia, e geometria espacial em matemática. No Enem, as disciplinas não aparecem com esses nomes. Há provas de Ciências Humanas, Ciências Naturais, Linguagens, Matemática e Redação.
O GUIA tentou falar com a internauta via Orkut, mas não obteve resposta. No post, ela se antecipou às críticas: Não precisa ficar dizendo que é mentira (…).Acredita? Não? Então espere para ver!, escreveu.
Segundo o Inep, autarquia do MEC responsável pelo Enem, a prova ainda sequer foi montada. “O que existe é um banco de itens enorme, com questões que podem ser usadas, fechado a sete chaves. Mas ainda não foi definido o que cai ou não, ninguém tem acesso a isso”, informou a assessoria de imprensa da pasta.
Ainda segundo a assessoria, a comunidade “Enem | Prouni Oficial”, apesar do nome, não tem qualquer ligação com o Ministério da Educação. As informações oficiais são divulgadas na pagina do ministério: www.mec.gov.br
HISTÓRICO
O post publicado na comunidade Enem | Prouni retoma as preocupações com a segurança da prova. No ano passado, o MEC teve de cancelar a prova depois de jornal O Estado de S.Paulo ter denunciado que a prova havia vazado.
A fraude e o atraso no calendário do Enem 2009 levou universidades grandes, como USP e Unicamp, a desistirem de usar a nota em seus vestibulares. Para este ano, o ministério prometeu redobrar a segurança na prova.
*Notícia atualizada às 14h
VEJA TAMBÉM
– Notícias de vestibular
– Notícias de Enem