da redação
Enem substitui antigo supletivo: maiores de 18 anos têm direito à certificado de conclusão de Ensino Médio se atingirem pontuações mínimas na prova |
Treine para o Enem com nosso simulado online |
30 dicas para mandar bem na redação |
Enem reconhece candidato que ‘chuta’ |
Download: a prova cancelada em 2009 |
Para quem tem mais de 18 anos e não terminou os estudos, fica a dica: prepare-se para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), tire no mínimo 400 pontos em cada disciplina e 500 na redação e você receberá o seu diploma de conclusão do ensino médio. As regras foram publicadas na última terça-feira (22) pelo Ministério da Educação (MEC).
O uso do Enem como substituto das provas de EJA (Ensino de Jovens e Adultos), antigo supletivo, está em vigor desde o ano passado. A diferença é que, a partir deste ano, a nota do Enem sozinha será suficiente para receber certificado de conclusão de estudos – mesmo que a pessoa nunca tenha ido à escola. Até o ano passado, era necessário fazer prova de inglês à parte.
– Edição especial Guia do Estudante: tudo sobre o Enem
O Enem é dividido em quatro grandes disciplinas: ciências humanas, ciências da natureza, linguagem (que inclui, a partir deste ano, perguntas de inglês ou espanhol) e matemática. Cada nota é dada em separado, numa escala que vai de 0 a 1 000.
– Estudante vai escolher idioma para o Enem
– Você escolheria inglês ou espanhol? Vote
É preciso indicar o interesse em usar o Enem como certificado de conclusão de estudos já na ficha de inscrição. Depois de receber o boletim de notas, o candidato terá de ir à secretaria de educação de seu estado ou da cidade, ou ainda procurar algum Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica) para pedir a emissão do diploma.
As inscrições do Enem de 2010 vão até 9 de julho e são feitas apenas pela internet. Os testes serão aplicados em 6 e 7 de novembro e é preciso ter feito 18 anos antes do dia da primeira prova para receber o certificado de conclusão do ensino médio.
SAIBA MAIS
– Notícias de vestibular