Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Empacou em um exercício? 8 dicas para encontrar soluções

Se você só enxerga um único caminho ao enfrentar um desafio, pode estar sofrendo do Efeito Einstellung

Por Patrícia Giuffrida
Atualizado em 17 abr 2024, 10h45 - Publicado em 16 abr 2024, 19h00
estudante com a cabeça deitada sob a mesa
 (Canva/Reprodução)
Continua após publicidade

Você já ficou preso em um problema de matemática durante horas? Tentou resolvê-lo de uma única forma porque tinha certeza de que aquela era a certa, mas não conseguiu solucioná-lo? Aí vem o professor e mostra para você que existem mais três maneiras diferentes de chegar ao resultado final – e seu pensamento é: “por que não pensei nisso antes? Caso já tenha se sentido assim, cuidado, você pode estar sofrendo do Efeito Einstellung.

Os primeiros estudos sobre o Efeito Einstellung surgiram com o cientista Abraham Luchins na década de 1940. O termo, em alemão, pode ser traduzido por “atitude” ou “mindset” (mentalidade). Acontece quando a pessoa fica empacada em uma única ideia, tem uma fixação mental em um mesmo padrão de pensamento e não consegue enxergar alternativas mais eficazes para resolver um problema ou desafio.

+ A técnica de leitura que ajuda na memorização

Por que o Efeito Einstellung acontece? A neurociência explica

Existem três linhas de pesquisa na neurociência que explicam o Efeito Einstellung: 

  • a neuroplasticidade;
  • a flexibilidade cognitiva;
  • a tomada de decisão.

Parecem termos muito difíceis de entender, mas não são.

Continua após a publicidade

“A neuroplasticidade é a capacidade do cérebro de se reorganizar estrutural e funcionalmente em resposta às experiências vividas. O que isso significa? No caso do Efeito Einstellung, os padrões de pensamento estabelecidos podem se tornar ‘caminhos neurais’ tão fortes, tornando difícil para o cérebro abandonar esses padrões em favor de soluções mais flexíveis”, afirma a neurocientista Carla Tieppo, doutora em Neurofarmacologia pela USP e professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e da Singularity University.

+ O método de anotação para quem quer aprender de verdade

A segunda linha de pesquisa é a flexibilidade cognitiva. É a capacidade de encontrar diferentes alternativas para um mesmo problema. Sua ausência ou o desenvolvimento inadequado dessa habilidade pode causar o Efeito Einstellung.

E a terceira, a tomada de decisão, é um processo em que a pessoa avalia diferentes opções disponíveis e seleciona uma delas com base em critérios específicos, como preferências pessoais, valores, objetivos e informações disponíveis. “Esse processo pode envolver a ponderação de vantagens e desvantagens de cada opção, a consideração de possíveis consequências e a aplicação de estratégias de resolução de problemas”, explica Tieppo. 

Continua após a publicidade

“O comprometimento desse recurso dificulta o abandono de padrões de pensamento, justificando a tendência do cérebro em continuar utilizando uma solução ou abordagem insuficiente para a resolução de um problema”, alerta a neurocientista.

+ O cientista que inventou uma técnica para aprender qualquer coisa

O Efeito Einstellung pode atrapalhar os estudos?

Sim, o Efeito Einstellung pode criar barreiras para o aprendizado, limitando ou reduzindo a capacidade de se adaptar a novas situações, trazendo dificuldades para resolver problemas complexos. Nesse caso, o estudante só consegue enxergar um único caminho, não fica aberto para outras possibilidades criativas e inovadoras. Mas calma! Se você sofre desse mal, saiba que tem como revertê-lo ou evitá-lo.

Dá uma olhada nessas dicas preciosas que a Carla Tieppo preparou para o GUIA DO ESTUDANTE.

  1. Tenha consciência do problema: o primeiro passo é observar se você sofre ou não do Efeito Einstellung. Você se identificou com todas as características? Sua mente costuma estar presa em padrões de pensamento? Você sempre pensa em um único caminho para resolver um problema?
  2. Mantenha sua mente aberta: esteja disposto a explorar diferentes perspectivas e soluções para um problema. Evite se apegar a uma única maneira de fazer as coisas e esteja aberto a novas ideias e abordagens.
  3. Faça questionamentos com frequência: pergunte a si mesmo se há outras maneiras de abordar o problema e considere alternativas antes de se comprometer com uma solução.
  4. Que tal experimentar novas abordagens? Não tenha medo de pensar em novas estratégias. Teste diferentes soluções e observe os resultados. A experimentação pode ajudar a encontrar soluções inovadoras e evitar a tendência de se apegar a métodos que são familiares a você.
  5. Desenvolva sua flexibilidade cognitiva: como? Exercitando a habilidade de adaptar-se a novas situações, mudando de perspectiva conforme necessário. Isso envolve ser capaz de alternar entre diferentes tarefas, estratégias e pontos de vista.
  6. Pratique exercícios de treinamento mental: isso poderá aumentar a sua flexibilidade cognitiva, resolvendo desafios de forma criativa. Boas sugestões são jogos de quebra-cabeça e atividades que envolvam resolução de problemas.
  7. Peça feedbacks: converse com familiares, colegas, professores ou especialistas. Eles podem oferecer novas perspectivas e insights para ajudá-lo a superar o bloqueio mental causado pelo Efeito Einstellung.
  8. Mude de ambiente, se for necessário: às vezes, mudar de ambiente pode ajudar a quebrar padrões de pensamento estabelecidos. Se possível, estude em diferentes locais ou faça uma pausa e retorne ao problema mais tarde, com a mente mais fresca.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Inclua essas práticas em sua rotina de estudos, assim você poderá reduzir a chance de ser afetado pelo Efeito Einstellung. Vale a pergunta: quando foi a última vez em que você fez algo pela primeira vez?

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Empacou em um exercício? 8 dicas para encontrar soluções
Estudo
Empacou em um exercício? 8 dicas para encontrar soluções
Se você só enxerga um único caminho ao enfrentar um desafio, pode estar sofrendo do Efeito Einstellung

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.