Já ouviu falar dos irmãos Grimm? E da Chapeuzinho Vermelho? Por incrível que pareça, todos eles são relacionados.
Os irmãos Grimm são dois alemães que viveram na segunda metade do século 18 e primeira metade do 19 e eram apaixonados por sua língua materna. Eles dedicaram a vida a, além de montar um dicionário, estudar folclore e coletar diversas fábulas infantis que eram passadas apenas através da tradição oral.
Foram eles que coletaram e escreveram muitas das histórias que, mais tarde, foram transformadas em contos de fadas por Walt Disney. Chapeuzinho Vermelho, A Branca de Neve e Cinderela são apenas alguns dos exemplos.
Em dezembro, a coletânea “Contos de Grimm” fez 200 anos e as 200 histórias estão disponíveis de graça na internet (link abaixo). É uma boa opção para quem quer ler algo diferente antes das segundas fases – ou quer treinar seu inglês (os downloads, infelizmente, foram disponibilizados apenas na língua inglesa).
Mas pode se preparar para o choque: diferente das versões Disney das histórias, o folclore coletado pelos Grimm não era destinado a crianças. Aliás, muitas das personagens têm um final trágico e, quando muito, eram usadas como exemplos para que os jovens soubessem o que não fazer em uma época que, sim, lobos e animais silvestres eram um perigo nada inusitado.
Baixe alguns livros gratuitamente aqui: