Dia do trabalho: conheça 8 países no mundo onde já se trabalha na escala 4×3
Trabalhar 4 dias e folgar 3? Saiba mais sobre essa ideia que já virou realidade em alguns países

Imagina passar mais dias da sua semana descansando do que trabalhando? Pode até parecer sonho, mas em vários lugares do mundo, a famosa escala 4×3 — quatro dias de trabalho, três de folga — já está virando realidade.
A proposta vem ganhando espaço à medida que empresas e governos repensam o equilíbrio entre produtividade e saúde física e mental. Sua implementação prática varia significativamente entre os países e setores. Enquanto algumas nações adotaram oficialmente essa jornada, outras ainda estão em fase de testes ou discussão legislativa. Além disso, a aplicação da escala 4×3 em setores específicos, como mineração, petróleo e gás, pode depender de fatores como a natureza do trabalho e regulamentações.
No Brasil, a proposta de adotar essa jornada surgiu do movimento VAT (Vida Além do Trabalho), que expôs a precarização da escala 6×1. Em resposta, a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) apresentou um projeto de lei para substituir as 44 horas semanais atuais por 36 horas, adotando a escala 4×3.
+ Escala 6×1: 5 livros para pensar o futuro do trabalho
A proposta enfrenta resistência no Congresso, com parlamentares argumentando que a redução da carga horária pode prejudicar a economia e aumentar o desemprego.
Confira abaixo alguns países que já embarcaram (ou estão testando) a escala 4×3:
1. Islândia
Foi uma das pioneiras nos testes em larga escala. Após testes com a população, começou a implementar medidas de redução da jornada, adotando a semana de quatro dias de forma massiva, o que diminuiu a rotina de vários cidadãos para 35 a 36 horas semanais, sem alteração nos salários. O modelo virou padrão em várias empresas.
2. Bélgica
Desde 2022, trabalhadores podem optar por fazer suas 38 horas semanais em quatro ou cinco dias, com a possibilidade de ajustar a carga horária. É flexível, mas precisa de acordo com o empregador.
+ Por que 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho?
3. Nova Zelândia
Na Nova Zelândia, grandes companhias foram as primeiras a adotar a semana de quatro dias, com resultados mostrando redução significativa do estresse e aumento da satisfação com o trabalho. Várias delas decidiram manter o modelo.
4. Reino Unido
Desde 2021, realiza testes com incentivo financeiro para empresas que adotam a semana de quatro dias, visando avaliar os impactos dessa jornada na produtividade e bem-estar dos trabalhadores.
5. Japão
No Japão, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar oferece subsídios para incentivar a flexibilização da jornada de trabalho, mas a resistência cultural ainda mantém a questão em debate. A implementação em Tóquio começou em abril deste ano e também tem outros objetivos, como o aumento das baixas taxas de fertilidade.
6. Alemanha
A conclusão dos testes com a semana de quatro dias em 2024 levou mais de 70% das empresas a decidirem manter o modelo de trabalho reduzido, destacando-se como um exemplo de adoção bem-sucedida dessa jornada.
+ As profissões com os maiores salários no Brasil
7. África do Sul
Desde 2022, 28 empresas testam a semana de quatro dias, principalmente no setor de tecnologia, embora setores como mineração enfrentem dificuldades para adotar o modelo.
8. Espanha
O governo apoia testes em empresas de médio porte, especialmente no setor de serviços, para avaliar os efeitos da nova jornada.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.