Depois de ser adiado em virtude da tragédia climática no Rio Grande do Sul, o Concurso Nacional Unificado (CNU) ganhou um novo cronograma. O Enem dos Concursos, como também é conhecido, deve acontecer agora em 18 de agosto, em todo o território nacional. Com a nova data de aplicação, novos prazos e uma nova data para a divulgação dos resultados foram divulgados.
O calendário foi publicado pelo governo federal nesta quinta-feira (4) no Diário Oficial da União, juntamente com um decreto que esclarece a possibilidade de uma prova extraordinária. De acordo com o texto, não haverá uma segunda alteração na data do concurso – com exceção de eventos logísticos “excepcionais e imprevisíveis” que “inviabilizem a aplicação da prova”.
Caso aconteça uma tragédia semelhante a que ocorreu com as chuvas históricas no estado gaúcho, uma prova isolada será aplicada somente aos atingidos, que concorrerão a vagas suplementares. Se esse for o caso, uma quantidade de vagas deverá ser reservada de modo que mantenha a relação candidato-vaga estabelecida previamente no concurso.
+ Como vai funcionar o “Enem dos concursos públicos”?
Candidato pode solicitar dinheiro de volta
Inicialmente marcadas para o dia 5 de maio, as provas acontecerão agora em 18 de agosto. O candidato que não puder ou quiser participar do concurso na nova data poderá solicitar a devolução do valor da taxa de inscrição (R$60 para cargos de nível médio e R$90 para cargos de nível superior).
Para isso, deverá acessar a página oficial do concurso, realizar o login e solicitar a devolução a partir de desta sexta-feira (5) e até às 23h59 de segunda-feira (7). O mesmo vale para candidatos que precisarão alterar o local de prova, uma vez que não poderão comparecer no local inicialmente indicado na nova data. Um novo cartão de confirmação deverá estar disponível a todos os candidatos no dia 7 de agosto.
Segundo o calendário, os gabaritos preliminares devem ser divulgados já em 20 de agosto, enquanto os resultados finais tem previsão para o dia 21 de novembro. A convocação dos aprovados acontece a partir de janeiro de 2025.
+ ‘Enem dos concursos’: veja e baixe os oito editais do CNU
Novo cronograma CNU
4 de julho: divulgação do cronograma completo;
5 a 7 de julho: abertura do sistema para candidatos que não podem ou não querem mais realizar o CNU solicitarem devolução da taxa de inscrição;
5 a 7 de julho: abertura do sistema para candidatos aptos a solicitar alteração do local d prova;
7 de agosto: disponibilização dos cartões de confirmação para todos os candidatos;
18 de agosto: aplicação das provas objetivas e discursivas;
18 de agosto: divulgação dos cadernos de provas às 20h;
20 de agosto: divulgação preliminar dos gabaritos das aprovas objetivas;
21 de novembro: previsão de divulgação dos resultados finais;
Janeiro de 2025: previsão do início da convocação de aprovados para a posse.
+ Como fazer revisão: as três melhores e três piores formas
Como funciona o CNU
O Concurso Nacional Unificado foi uma maneira adotada pelo governo federal para unificar os diversos concursos públicos que ocorrem em locais e datas diferentes pelo país. A nova abordagem possibilita a expansão e democratização do acesso às oportunidades no serviço público. E, claro, há benefício para os candidatos também.
Com o CNU, não se torna mais necessário deslocar-se para outros estados ou pagar diferentes taxas de inscrição para concorrer a múltiplas vagas. Com uma única prova, é possível concorrer a dezenas de vagas. Além disso, a longo prazo, a mudança também poderá promover uma maior diversidade social e territorial entre os servidores públicos.
Há setes blocos temáticos, além do nível intermediário. O candidato deve escolher um bloco temático, no qual tem a opção de escolher entre diferentes cargos/carreiras, seguindo uma ordem de preferência, ou ainda optar por uma única vaga, caso deseje. São eles:
- Administração e Finanças Públicas;
- Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação;
- Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário;
- Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação;
- Políticas Sociais, Justiça e Saúde;
- Trabalho e Previdência;
- Dados, Tecnologia e Informação;
- Nível Intermediário.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.