Como usar as cores para organizar os estudos?
Método criado pelo pai dos mapas mentais une o aprendizado aos estímulos visuais e criativos
Todo mundo já teve aquele colega de escola que adorava colorir as páginas dos cadernos com marcadores de texto, canetinhas e canetas esferográficas de tonalidades diferentes. Ou, quem sabe, você mesmo foi essa pessoa!
Mais do que estética, esse hábito pode ser um aliado na hora de estudar. Quando usadas com organização, as cores têm a capacidade facilitar o aprendizado e a memorização. Essa técnica tem nome: color code (“código de cores”, em tradução livre).
+ O que é um caderno de erros, para que serve e como montar um?
O responsável por criar a estratégia é o psicólogo e escritor inglês Anthony Buzan (1949-2019). O especialista abordou em suas obras métodos que relacionassem os estudos aos aspectos criativos e visuais, sendo também considerado o pai dos mapas mentais.
O que é color code?
A essência da técnica é simples e pode ser adaptada a qualquer tema ou material de estudo. Nele, cores diferentes entre si hierarquizam as informações em categorias de importância, instruções e conceitos. Essa associação pode tornar as revisões mais fáceis e estruturadas, já que só de olhar um texto seria possível identificar o seu conceito principal, por exemplo.
A relação entre estímulos visuais e a absorção de referências pelo cérebro não é uma novidade no meio científico. Em 2023, pesquisadores do Brigham and Women’s Hospital — um centro de estudos voltado à psicologia e neurologia nos Estados Unidos — mapearam o processamento desse fluxo. O resultado foi que temos a tendência de guardar “o triplo de dados visuais do que costumava aparecer em aferições semelhantes [outros estudos]”, de acordo com uma reportagem da VEJA. Cerca de 80% das informações captadas pelos cinco sentidos são obtidas pela visão, segundo o texto.
Ao estudar com esse método, é essencial separar quais são os assuntos mais importantes de acordo com as tonalidades determinadas, sem deixar o texto todo pintado, por exemplo. E os materiais usados podem ser variados, desde que tenham cor: canetas coloridas, adesivos, marcadores de texto, canetinhas e até lápis de cor.
O color code também é um bom aliado de outras técnicas de estudo, como o caderno de erros,que consiste em identificar tópicos que merecem mais atenção, a partir da resolução de exercícios e de estudos teóricos. Os itens errados ou que foram fonte de dúvida precisam ser registrados em outro material, em conjunto com a data, resolução esperada e o fundamento principal presente na questão. Essas divisões podem ser registradas em cores distintas para tornar a busca mais rápida.
+ Siga esses passos para não esquecer mais nada do que aprende
Dicas para usar a técnica
Afinal, existe uma cartela de cores fixa para aplicar o color code? A resposta é não, já que cada pessoa pode escolher seu próprio sistema de cores e legendas! Mas lembre-se que o objetivo é facilitar a retenção das informações e não tornar complexa a construção desse mapa. O segredo é definir quais tonalidades serão usadas e não mudá-las no decorrer do processo.
Também existem diferentes possibilidades de explorar a técnica. Tem quem a utilize para registrar pontos que já entendeu de um texto, trechos que merecem mais atenção e assuntos que precisam de auxílio de outra pessoa, como um professor.
Outra estratégia é utilizar como base a psicologia das cores, área que estuda os efeitos dos diferentes tons sobre a mente humana. O vermelho, por exemplo, traz a sensação de urgência e se encaixa com conceitos-chave. Já o azul e o verde tendem a evocar a calma, o que pode ajudar no foco para entender explicações.
O GUIA DO ESTUDANTE traz a seguir uma sugestão de cores e categorias para adotar nas leituras, resumos ou outras atividades:
- Vermelho: conceitos-chave;
- Azul-escuro: definições;
- Verde: exemplos e métodos;
- Amarelo: números, datas, citações e perguntas;
- Azul-claro: resultados.
Além disso, uma boa dica é anotar quais são as correspondências determinadas, seja em um adesivo, no início de um texto ou na primeira página do caderno.
Como aprender qualquer coisa em 4 passos
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com
professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.





