Com a disputa entre bancos e corretoras por clientes, e o surgimento de fintechs, a educação financeira tem se tornado um assunto recorrente na internet. Mas, antes de entrar em discussões sobre ações, debêntures e fundos, há conhecimentos básicos e essenciais para gerir as finanças pessoais. O movimento de “emancipação”, como é chamado, prega manter uma relação saudável com seu dinheiro, e isso envolve pensar como você consome até o que você faz com a quantia que sobrou no fim do mês.
Conheça criadores de conteúdo que falam sobre finanças de forma descomplicada, jovem e vão ajudar você a ter uma relação saudável com seu salário – não importa que valor ele tenha!
Nath Finanças
Nathália, de apenas 21 anos, é administradora e decidiu usar tudo o que conhece para ajudar pessoas de baixa renda a saírem do vermelho. Seu objetivo é ensinar educação financeira para estudantes, estagiários, desempregados e pessoas que recebem menos de um salário mínimo. Além de cursos gratuitos, Nath usa suas plataformas para explicar questões econômicas, como a alta do arroz e o saque do auxílio emergencial.
Graninhax
O Graninhax surgiu para ajudar as pessoas a terem mais consciência e controle sobre seus gastos. Desmistificando a ideia de que economizar é difícil, a conta ensina várias dicas legais, entre elas, como economizar o dinheiro do estágio e ainda aproveitar a faculdade! Com muitas referências à cultura pop, o projeto tem um jeito divertido de falar sobre finanças e o mercado de trabalho. E, melhor ainda: levando em conta as diferentes realidades existentes na sociedade.
Favelado Investidor
Investir no mercado financeiro pode parecer muito complicado. Mas os amigos Murilo Duarte e Vinicius Silva criaram o Favelado Investidor para mostrar que é possível poupar dinheiro e investir com pouco. No canal do YouTube e no Instagram, o objetivo é conscientizar os seguidores sobre o tema. Por isso, eles contam sobre seus investimentos, mas também também disponibilizam materiais gratuitamente, como o Guia de Investimento da Quebrada e uma planilha de organização financeira.
Boletinhos
Você tem pagado todos os seus “boletinhos”? Alan Soares criou essa conta de Instagram para ajudar jovens a terem mais controle sobre seus gastos. E, de forma descontraída e engraçada, fala sobre o cotidiano de quem está começando a ser financeiramente independente. O criador de conteúdo ensina você, ainda, a distribuir os seus gastos, organizar uma planilha financeira e economizar dinheiro com pequenas metas do dia a dia.
NoFront Empoderamento
Se você não sabe o que rap e educação financeira têm a ver, precisa conhecer o NoFront. Criado pela economista Gabriela Mendes Chaves, o projeto nasceu para promover o empoderamento econômico da população negra e periférica. No Instagram, ela tira dúvidas e desmistifica o “economês”, a linguagem usada para falar sobre Economia. O projeto também oferece cursos de educação financeira básica por meio do rap.
Partiu Poupar
O foco do Partiu Poupar é ensinar a guardar dinheiro. Por lá, o criador de conteúdo Rafael Medeiros dá dicas para economizar em pequenas ações do dia a dia, pensando sobre seu consumo ou escolhendo cartões de crédito sem anuidade. Além de ensinar o que você precisa saber par investir seu dinheiro no mercado financeiro. De acordo com ele, ninguém precisa ser bom em matemática nem ter muito dinheiro para investir.