Adotar estas três estratégias pode salvar a sua nota na prova
Acredite: ter estratégias definidas na hora de resolver as questões dos vestibulares pode te levar à aprovação
Já se perguntou por que algumas pessoas conseguem se sair bem em provas, enquanto outras, mesmo estudando muito, não atingem o resultado esperado? A resposta pode estar na estratégia que usam no momento dos exames. Pensar com esperteza na hora de encarar o vestibular pode salvar sua nota e fazer você ser aprovado.
De acordo com Michel Arthaud, professor de Química e diretor da Plataforma Professor Ferretto, a gestão de tempo e a ordem das questões são importantes para um bom desempenho e entender como utilizá-los pode levar a um bom resultado. “Não basta apenas estudar o conteúdo; é preciso saber como abordar a prova de maneira eficiente”, afirma.
Abaixo, confira os conselhos do professor de como aplicar as estratégias durante sua próxima prova!
+ Mascar chiclete ajuda a melhorar o desempenho nas provas?
1. Dividir o tempo em blocos
De acordo com o professor, a gestão de tempo é um dos principais pontos para uma boa estratégia de prova. É preciso saber quanto tempo dedicar a cada questão. Isso pode evitar o desespero de ver o relógio se esgotar antes de completar o exame.
Arthaud sugere dividir o tempo disponível pelo número de questões e deixar um tempo extra para revisão. “Ao planejar o tempo, o estudante consegue responder com calma e ainda revisar suas respostas”, explica.
+ Menos esforço, mais estratégia: como estudar sem se forçar
2. Começar pelas fáceis
A ordem em que as questões são respondidas também faz diferença. “Comece pelas que você tem mais facilidade e deixe as mais difíceis para o final”, recomenda o professor.
Essa abordagem ajuda a garantir pontos importantes logo de início, aumentando a confiança e reduzindo o estresse para enfrentar as mais complicadas.
+ 13 dicas para montar um plano de estudos perfeito para os vestibulares
3. Fazer uma leitura diagonal antes de começar
Por fim, o professor recomenda fazer uma leitura diagonal – aquela em que vamos só “batendo o olho” – da prova antes de iniciar, separando por blocos de disciplinas e dando prioridade àquelas em que o estudante tem mais facilidade. Isso ajuda a planejar melhor o tempo e pode ser uma maneira de diminuir a ansiedade, já que o candidato mapeou o que vai enfrentar.
O conselho vale para qualquer tipo de exame – mas com muita parcimônia para não prejudicar o tempo. “Com uma boa gestão de tempo e a ordem correta das questões, qualquer estudante pode melhorar significativamente seu desempenho”, conclui Michel Arthaud.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso ENEM GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.