Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

“A Chegada”: saiba como utilizar o filme no vestibular

Explore o enredo e enriqueça seu repertório

Por Julia Di Spagna
Atualizado em 30 abr 2019, 18h31 - Publicado em 31 Maio 2018, 07h00
 (Paramount Pictures/Reprodução)
Continua após publicidade

A ideia desta série de matérias é permitir que você consiga desenvolver um repertório mais amplo e um pensamento crítico mais aguçado com base nas diversas camadas que a sétima arte pode apresentar. As análises dos filmes que faremos aqui buscam mostrar certas relações entre o enredo e temas contemporâneos que podem ser abordados na redação e em outras questões do Enem e dos principais vestibulares do Brasil.

“A Chegada”: saiba como utilizar o filme no vestibular

“A Chegada” é um filme de ficção científica baseado no conto Story of your life, de Ted Chiang. Nele, seres extraterrestres chegam em doze naves e pousam em diferentes pontos na Terra.

A partir de então, os governos de cada país tentam se comunicar com esses seres e descobrir qual a sua real intenção. Os norte-americanos pedem a ajuda da linguista Louise Banks e do físico Ian Donnelly para essa tarefa.

Na tentativa de descobrir se os alienígenas são ameaças para os seres humanos e para o planeta, os pesquisadores dos Estados Unidos e de outras 11 equipes espalhadas pelo globo correm contra o tempo para tentar traduzir os sinais que recebem.

Aos poucos, Louise vai desvendando os mistérios dessa comunicação, mas precisa superar certos empecilhos pelo caminho.

O medo do desconhecido que afeta a população de maneira geral, interesses políticos, a corrida pela supremacia e diferenças culturais dificultam seu trabalho e aumentam a pressão para conseguir aprofundar o contato com esses seres o mais rápido possível – antes que a humanidade entre em colapso.  

Continua após a publicidade

“A Chegada”: saiba como utilizar o filme no vestibular

É possível explorar “A Chegada” a partir de diversos aspectos. Conversamos com Carolina Achutti, professora de redação do Anglo, para estabelecermos os principais e qual a melhor forma de aplicá-los na hora da prova.

Lutar X Comunicar

As diversas nações que encaram o desafio de tentar descobrir o que os seres extraterrestres vieram fazer na Terra enfrentam um grande dilema: insistir na comunicação ou atacar?

Mais do que um foco apenas na cognição, o filme traz à tona a importância da comunicação para o mundo real e para a resolução de conflitos em nível global. As disparidades bélicas e tecnológicas exigiam uma postura voltada para a comunicação, segundo alguns personagens.

Entretanto, nem todos os países concordaram com essa ideia e seguiram outro rumo: a guerra.

Continua após a publicidade

Embora a circunstância apresentada pelo filme seja algo distante, a situação como um todo não foge muito de vários problemas enfrentados por diversos países na contemporaneidade.

Reflita sobre um exemplo concreto e atual: os embates entre Estados Unidos e Coreia do Norte. Saiba mais sobre a relação entre os líderes desses países no link.

Diferentes tipos de saber

No filme, observamos a necessidade da colaboração entre diversos especialistas para estabelecer uma comunicação com os alienígenas.

O destaque vai para uma linguista e um físico, que se ocupam de áreas diferentes do conhecimento. Cada um tem sua contribuição e importância para a causa.

A compreensão da linguagem dos extraterrestres exige uma série de habilidades. Seja, por exemplo, a percepção de padrões nos símbolos utilizados (algo em que Ian seria útil) ou o próprio reconhecimento de algum elemento em si a partir da semelhança com outras línguas (partindo da especialidade de Louise). Ambos conhecimentos poderiam ajudar no principal objetivo das nações.

Continua após a publicidade

Os dois personagens mostram a necessidade de superar as barreiras acadêmicas e estabelecer pontes entre os vários tipos de saber.

Abordagens de comunicação

É possível notar as diferentes formas que cada país adota para tentar estabelecer um diálogo com os seres extraterrestres.

Um dos pontos altos do filme ocorre quando os norte-americanos descobrem que outro país tentava se comunicar a partir de um jogo. O problema dessa abordagem, segundo Louise, é que assim os alienígenas só enxergariam a relação com os humanos de uma maneira: ganhar ou perder.

As diferentes formas de comunicação podem causar os mais variados efeitos e os personagens buscam utilizá-las como uma grande ferramenta para construir uma relação com os novos seres e proteger o planeta.

Negociações internacionais

Fica clara a importância da comunicação e de um consenso entre as nações para que os objetivos em prol do bem da humanidade sejam alcançados. Nesse sentido cabe refletir sobre a importância de órgãos estabilizadores, como a Organização das Nações Unidas (ONU).

Continua após a publicidade

Seja para impedir ou atenuar conflitos já existentes, eles são necessários para manter a ordem e evitar que alguma nação domine outras.

Desconstrução das concepções de tempo e espaço

Uma das ideias trazidas pelo enredo da obra desafia as certezas do homem em relação a noções que fazem parte da nossa realidade: o tempo e o espaço.

A compreensão de Louise sobre o sistema de escrita dos alienígenas afeta o jeito que ela percebe o tempo.

Isso parte da hipótese de Sapir-Whorf. Proposta nos anos 1930 por Edward Sapir e Benjamin Lee Whorf, a teoria defende que a estrutura e o vocabulário de uma língua são capazes de moldar os pensamentos e percepções de seus falantes. Logo, cognição e língua seriam aspectos indissociáveis.

“A Chegada”: saiba como utilizar o filme no vestibular

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Ficou na dúvida de como esse conteúdo poderia ser aplicado na sua redação? Vamos ajudá-lo nessa missão.

É impossível prever qual será a proposta dos vestibulares. Entretanto, seja qual for o tema, se você estiver munido de diversos exemplos e relações relevantes na hora da prova o resultado será muito melhor do que imagina.

No caso do filme “A Chegada”, é importante identificar os principais tópicos, como a importância da comunicação, a questão das negociações internacionais e as barreiras do academicismo, por exemplo, e memorizar algumas cenas que exemplifiquem as situações.

Você não precisa assistir ao filme com um caderno fazendo várias anotações. O importante é entender o enredo como um todo e refletir sobre determinados acontecimentos que achar adequados. Se quiser, anote alguns tópicos e pesquise mais sobre os temas que achar mais pertinentes ou que tiver alguma dificuldade.  

“A Chegada”: saiba como utilizar o filme no vestibular

Selecionamos algumas propostas de redações de vestibulares de anos anteriores em que você poderia utilizar seus conhecimentos sobre o filme para desenvolver o tema, tanto em termos de relações estabelecidas quanto em forma de exemplos.

Fuvest 2009 – Fronteiras

A proposta pedia que o estudante escolhesse alguma das ideias trazidas pela coletânea sobre fronteiras e dissertasse sobre o tema.

“Além do significado geográfico, físico, o termo ‘fronteira’ é utilizado também em sentido figurado, especialmente, quando se refere a diferentes campos do conhecimento. Assim, existem fronteiras psicológicas, fronteiras do pensamento, da ciência, da linguagem etc”.

Com base nesse trecho oferecido pela banca, o vestibulando poderia utilizar o filme na construção do seu texto. O enredo mostra como superar barreiras acadêmicas, por exemplo, é importante para conquistar objetivos maiores.

Tanto as fronteiras construídas pelo excesso de academicismo quanto as construídas pelas diferentes linguagens que impediam que a comunicação ocorresse de forma natural seriam válidas aqui.

Mencione, exemplifique e não se esqueça de desenvolver as ideias de uma maneira mais aprofundada com base no encaminhamento que busca construir no seu texto.

Fuvest 2004 – Diferentes concepções do tempo

Cada pessoa estabelece uma relação diferente com a passagem do tempo. Algumas delas são apresentadas na coletânea da proposta.

O estudante pode utilizar o filme, não como um exemplo direto de como esse conceito é trabalhado, mas para refletir sobre como ele é maleável dependendo de diferentes pontos de vista.

Após assistir ao filme, faça, por exemplo, um pequeno levantamento de quantos conflitos da história da nossa sociedade podem ser relacionados com o seguinte trecho da coletânea: “ela (a história) passou a ser mais importante para nosso entendimento de mundo do que anteriormente”.

As ligações entre o passado e suas implicações diretas no presente também são trabalhadas no filme “Uma História de Amor e Fúria”. Veja no link.

Filme: A Chegada
Ano:  2016
Direção: Denis Villeneuve

“A Chegada”: saiba como utilizar o filme no vestibular

Publicidade
“A Chegada”: saiba como utilizar o filme no vestibular
Estudo
“A Chegada”: saiba como utilizar o filme no vestibular
Explore o enredo e enriqueça seu repertório

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.