8 dicas para não deixar o calor atrapalhar seus estudos
Tomar banho gelado ou ir para um biblioteca? Veja como fugir do calor e continuar estudando

Com a temperatura subindo em diversas partes do Brasil, fica difícil focar nos livros e não demora nada para o calor atrapalhar os estudos. Há pesquisas recentes realizadas nos Estados Unidos, como o “Calor e aprendizagem no ensino fundamental e médio” [Heat and learning in elementary and middle school], de 2020, que apontam a baixa na produtividade e retenção de informação em condições climáticas extremas.
Além disso, o calor pode gerar dificuldades de raciocínio, sonolência, irritabilidade e distração. Ainda bem que, com algumas dicas simples, é possível driblar o desconforto. E o melhor: não demanda muito dinheiro! Beber mais água, ir para uma biblioteca e até mesmo acordar mais cedo estão entre esses truques.
Abaixo, confira como colocá-los em prática.
+ Mão na massa: inspirações para começar a agir em defesa do meio ambiente
1. Beba mais água
No calor, transpiramos mais. Isso quer dizer que logo ficamos desidratados. A desidratação é uma das principais causas para falta de concentração. O aprendizado, a memória, a concentração podem diminuir por falta de líquidos. Por isso, nada de esperar uma sede exagerada, boca seca, diminuição na produção do suor ou dor de cabeça para beber água. Nos intervalos entre as aulas, hidrate-se!
+ Por que copos Stanley mantêm a temperatura por tanto tempo? A física explica
2. Continue se movimentando, mas pegue leve nos exercícios físicos
Praticar atividades físicas evita o sedentarismo e estimula o cérebro. Já falamos aqui no GUIA DO ESTUDANTE inúmeras vezes sobre como se exercitar estimula o cérebro, inclusive na capacidade de formar novas ideias. Porém, no calor, é melhor pegar leve. Fazer atividades físicas muito pesadas pode causar mal-estar, câimbras, tontura, náuseas e até vômitos. Isso acontece porque, durante a atividade, o corpo é aquecido. Como o entorno já está quente devido às altas temperaturas, não somos capazes de dissipar o calor produzido.
Então garanta que a prática de exercícios ocorra em local ventilado e com temperatura mais controlada.
+ Conheça a ‘proteína da criatividade’ liberada durante a atividade física
3. Prefira ingerir alimentos leves
Já diria o ditado popular: saco vazio não para em pé. A alimentação também é a melhor amiga da concentração na hora dos estudos, mas nada de comer uma feijoada enquanto lá fora está mais de 40 graus. Mas vale o alerta: apesar da sua alimentação ser leve, ainda assim deve ser nutritiva. Para se manter enérgico consuma carboidratos e, para melhorar a memória, alimentos ricos em ômega 3.
+ O seu estudo é o que você come
4. Organize seu horário para estudar nos momentos mais frescos
Se possível, prefira estudar nos primeiros horários do dia ou no fim da tarde, quando está naturalmente mais fresco. De acordo com Wanderson Luiz Silva, meteorologista da UFRJ em entrevista para o jornal O Globo, a medição da temperatura pelos meteorologistas acontece a dois metros de altura para ser fiel à sensação térmica real que as pessoas e vegetação vivem. De acordo com eles, a hora mais quente do dia é por volta das 14h.
+ Aprenda a acordar sem despertador – e melhore nos estudos
5. Use roupas leves
Na hora de estudar, prefira usar roupas mais leves. As melhores para o clima quente são as feitas de algodão, tecido natural e respirável. Evite tecidos artificiais como o poliéster, que não deixam o ar circular e não permitem a saída de calor do corpo, fazendo a sensação térmica aumentar.
6. Abra as janelas e deixe o ar circular
Abrir a janelas da casa pode parecer uma dica óbvia, mas é super válida. Permitir que o ar circule deixa o ambiente mais fresco. O ideal é abrir duas janelas ao mesmo tempo para criar uma corrente de ar que atravessa todo o espaço. Porém, para essa dica funcionar, o ar do lado de fora precisa estar mais fresco do que dentro de casa – logo, pela manhã ou no fim da noite.
7. Tome um banho frio
Com o corpo naturalmente aquecido pelo calor e sem a capacidade de se autorregular devido a mudança brusca de temperatura, um banho frio pode ajudar a refrescar. Além disso, o banho frio pode te deixar mais disposto, acelerar o metabolismo, melhorar a circulação sanguínea e estimular o sistema imunológico.
+ 6 macetes para ser mais produtivo e organizado em 2025
8. Procure uma biblioteca com ar-condicionado
Se o único momento que você tem para estudar é o período da tarde, talvez seja hora de mudar de estratégia e buscar uma biblioteca. Além do ar-condicionado, por lá você vai encontrar o espaço ideal para permanecer concentrado por muito mais tempo já que é um local quase sem distrações externas.
+ 5 bibliotecas fascinantes para conhecer um dia
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.