Se tem duas coisas que o homem soube fazer no último século, essas duas coisas foram: guerra e filmes sobre guerra. Para o vestibular, você pode aproveitar bastante da segunda opção. Um filme de guerra ajuda a entender o clima histórico da época e ainda colabora para fixar todo um aprendizado a respeito de importantes fatos que mudaram o rumo da humanidade. O GUIA separou sete boas opções de filme
Antes de dar o play, lembre-se: alguns possuem cenas fortes e podem não ser tão legais para pessoas sensíveis.
Apocalypse Now (Guerra do Vietnã)Dirigido por Francis Ford Copolla, Apocalypse Now é uma ficção, entrecortada por fatos reais, capaz de mostrar toda a loucura que envolveu a Guerra do Vietnã. No filme, um capitão é enviado pelos EUA para matar um coronel americano que enlouqueceu dentro da selva. As atrocidades e horrores, que eram justificados pela Guerra Fria, são mostrados com extrema realidade.
E o Vento Levou… (Guerra de Secessão)
No século 19, os Estados Unidos se dividiram entre o Norte (que recebeu uma colonização de povoamento) e o Sul (colonização de exploração). O clássico E o Vento Levou… mostra como a guerra civil, que matou mais de 900 mil pessoas, arrasou o derrotado Sul. No filme, essa miséria é personificada pela mimada e aristocrática Scarlett O’Hara, uma garota sulista que luta para sobreviver bem longe das extravagâncias de seu antigo padrão de vida.
Patton: Rebelde ou Herói? (Segunda Guerra Mundial)Com 3 horas e meia de duração, o filme mergulha nos fatos reais da vida do general americano Patton, responsável por cruzar a Europa no fim da Segunda Guerra Mundial, libertando cerca de 12 mil cidades dos domínios do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Era um homem inconstante, que não aceitava ordens e demonstrava ódio aos comunistas. No filme, os discursos são verdadeiros e as falas são baseadas em livros e depoimentos de oficiais que conviveram com Patton.
O Julgamento de Nuremberg (Segunda Guerra Mundial)
Esse filme de 1961 mostra como ocorreu o julgamento dos líderes nazistas após o fim da Segunda Guerra Mundial. O ano era 1948 e o mundo já mostrava preocupação com a Guerra Fria e buscava enterrar o passado da guerra que destruiu a Europa. No tribunal, inicia-se uma grande e histórica discussão sobre assuntos como assassinato de judeus, esterilização e outros crimes contra a humanidade.
Spartacus (Revolta dos escravos romanos)
Em 73 a.C, Roma ainda possuía o maior império do mundo com o exército mais temido. No entanto, uma crise política já afetava a potência da Antiguidade. Neste cenário, um escravo chamado Spartacus se revolta contra a opressão dos romanos e organiza uma imensa rebelião de escravos. Esse filme de Stanley Kubrick, que possui alguns fatos fictícios, consegue mostrar com realidade o impasse dos escravos com Roma, os jogos políticos dos generais e o modo de vida da elite romana e dos escravos.
Guerra ao Terror (EUA x Iraque)O filme vencedor do Oscar em 2010 ajuda a compreender as transformações do mundo após os ataques de 11 de setembro. O filme mostra o desconforto de soldados americanos durante a invasão ao Iraque, realizada pelos EUA após uma suposta (e possivelmente falsa) descoberta da existência de “armas de destruição em massa” no país. Apesar de a ação ter retirado o ditador Saddam Hussein do poder, o Iraque passou a conviver com atentados terroristas, mortes de civis e erros crassos do exército americano.
Lawrence da Arábia (Primeira Guerra Mundial)A história real do tenente inglês T.E. Lawrence está nesse épico de quase quatro horas de duração. Lawrence foi um tenente extremamente inteligente e controverso. Ele havia sido enviado ao Egito e, por ordens do governo inglês, passou a lutar ao lado dos árabes contra a Turquia (que tentava anexar a península arábica ao seu território durante a guerra).