7 documentários para quem gosta de Economia
Estas obras permitem a análise de crises e períodos históricos a partir do viés econômico
Já parou para pensar sobre quanto as alterações na economia do Brasil e do mundo afetam direta ou indiretamente nossas vidas? Por isso, é interessante saber como funcionam certos fundamentos e entender melhor a área por meio de um viés histórico.
Aqui, reunimos sete documentários que te ajudam a compreender conceitos complexos de uma forma mais leve e simplificada. Eles apresentam figuras importantes do setor, crises que abalaram o mundo e fazem um panorama da economia em determinados períodos históricos. Confira:
Freakonomics
O documentário é baseado no livro homônimo e é uma mistura de economia e cultura pop, que explica a sociedade a partir de temas importantes da economia. Dessa forma, a obra é ideal para entender a aplicação prática de conceitos da microeconomia em aspectos do cotidiano.
Disponível aqui.
A Ascensão do Dinheiro
Este documentário também se baseia em um livro de mesmo nome escrito por um ex-professor de Harvard, Niall Ferguson, e foca no impacto do dinheiro na sociedade, em termos de progresso e desenvolvimento. É uma obra importante para compreender a formação histórica das instituições do capitalismo, mostrando a ascensão, crise e recuperação do sistema financeiro, assim como seus principais personagens ao longo da história.
Disponível aqui.
O Longo Amanhecer – Uma Cinebiografia de Celso Furtado
A obra é uma biografia do economista brasileiro Celso Furtado e conta com entrevistas de pessoas próximas a ele. Proporcionando uma reflexão sobre a economia brasileira e o desenvolvimento do país, o documentário é uma ótima opção para quem deseja começar ou se aprofundar na área.
Commanding Heights
O documentário é dividido em três episódios e apresenta a história econômica da segunda metade do século 20, desde a reconstrução do pós-guerra, a construção do Estado de bem-estar social até as crises do capitalismo e do socialismo. Excelente para quem deseja entender melhor todo esse contexto que afeta diretamente os dias de hoje.
Disponível aqui.
Trabalho Interno
Vencedor do Oscar na categoria de melhor documentário em 2011, Trabalho Interno apresenta a história da crise mundial de 2008 a partir de pesquisas, análises e entrevistas com personalidades, jornalistas e políticos. Dividida em cinco partes, a obra mostra com detalhes o que desencadeou esse desastre financeiro, assim como suas consequências.
Disponível aqui.
Capitalismo: Uma História de Amor
Neste documentário do diretor Michel Moore o foco está nas críticas ao capitalismo, que, segundo o cineasta, vai contra os ideais de liberdade defendidos pela Constituição dos Estados Unidos. Moore explora a crise financeira durante a transição entre os governos de George W. Bush e Barack Obama, a competitividade de grandes corporações e a lucratividade delas.
Disponível aqui.
Dividocracia
Dividocracia aborda a crise econômica na Europa, principalmente as dificuldades enfrentadas pela Grécia. O documentário critica a implantação do euro em diversas regiões. Os impactos da crise na América Latina não ficam de fora da obra.
Disponível aqui.