Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

5 razões que explicam por que ler no papel é mais vantajoso para aprender

Você sente que entende melhor quando lê em material físico em vez de telas? Vem descobrir qual é a diferença para o seu cérebro

Por Redação
1 ago 2024, 15h00
Visão de cima de vários livros didáticos abertos em cima de superfície
Tela ou papel? Com qual o seu cérebro aprende mais?  (Luccas Diaz/Guia do Estudante)
Continua após publicidade

Tablets, e-readers, celulares… está cada vez mais fácil ler com dispositivos digitais por aí. Com o avanço da tecnologia, é comum encontrar muitas pessoas que optaram pela leitura em telas pela praticidade no dia a dia, facilidade – e até economia – na hora de conseguir novos títulos e diversidade que apps costumam proporcionar. No entanto, estudos mostram que a leitura em papel ainda oferece vantagens significativas para o aprendizado, compreensão do texto, concentração e memorização. 

Talvez você já tenha sentido isso enquanto lê, mas o GUIA DO ESTUDANTE reuniu alguns benefícios desse formato e pesquisas sobre o tema para você entender o que está por trás disso. Confira abaixo:

1. Melhor retenção de informação

Quando lemos em papel, temos um maior senso de localização espacial do texto, o que ajuda a lembrar onde encontramos uma informação específica. Essa “memória espacial” permite que associemos o conteúdo lido à sua posição na página, o que facilita a lembrança posterior.

Além disso, um estudo conduzido por cientistas da Noruega e da França concluiu que o bom e velho papel é mais eficaz para fixar as narrativas e a ordem cronológica do texto, por tudo que envolve a leitura. A visualização das palavras, o peso do material e até mesmo o cheiro do papel ativam várias áreas do cérebro de uma só vez, estimulando e facilitando o aprendizado e a retenção das informações.

“É quase como meditar”, disse Anne Mangen, professora do Centro para Educação e Pesquisa em Leitura da Universidade de Stavanger, na Noruega, o principal nome por trás do levantamento.

+ Crie um ‘Palácio da Memória’ para não esquecer mais nada

Continua após a publicidade

2. Menos distrações

Dispositivos digitais muitas vezes vêm com uma infinidade de notificações e opções que podem desviar nossa atenção. Redes sociais, e-mails e aplicativos podem interromper a leitura e dificultar a concentração. Em contraste, um livro físico não tem essas distrações, permitindo que você se concentre totalmente no material.

O texto impresso estimula uma leitura mais lenta e concentrada do que o texto em tela, que geralmente é ditado pelo ritmo das redes sociais e do multitasking, segundo a pesquisadora Naomi S. Baron, professora emérita de Linguística da American University em Washington (EUA).

“Muito do que fazemos no mundo digital é veloz: olhar para um post no Facebook, uma foto no Instagram, os resultados de jogos de futebol, e daí seguir adiante. Com o texto impresso, presumindo que você não vai estar checando o seu telefone, você tende a focar mais”, disse em entrevista à BBC News Brasil.

+ 7 dicas para melhorar sua concentração

Continua após a publicidade

3. Melhor compreensão do texto

Ler em papel também pode promover uma compreensão mais profunda do texto. Estudos mostram que, nesse formato, as pessoas tendem a processar a informação de forma mais profunda e a fazer conexões mais significativas com o material. Isso porque a leitura em papel permite uma interação mais física e tangível com o texto.

“As pesquisas dos últimos dez anos mostram que, se você medir a compreensão – o quantas pessoas se lembram do que leem –, ela é quase sempre melhor no texto impresso, especialmente para textos longos”, completou Baron.

+ 4 técnicas para virar um especialista em interpretação de texto

4. Menos cansaço visual

A leitura em telas pode causar cansaço visual devido à exposição prolongada à luz azul dos dispositivos. Isso pode levar a dores de cabeça e fadiga ocular. Já os impressos não têm esse problema, são visualmente menos exigentes e proporcionam uma leitura mais confortável e menos cansativa para os olhos. Sem contar que os estímulos emanados da tela e da associação com atividades lúdicas geram perda de foco.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

“Quando você está lendo em um nível superficial, não está necessariamente dando atenção aos tipos de detalhes que permitirão que compreenda a mensagem mais facilmente e melhor”, disse a neurocientista americana Maryanne Wolf, professora da Universidade da Califórnia e autora da obra “O Cérebro no Mundo Digital“, em entrevista à Veja.  

+ “Conjuntivite” ou “conjutivite”: qual é o certo?

5. Experiência sensorial e emocional

O papel oferece uma experiência sensorial que muitos leitores acham agradável e imersiva. O toque, o cheiro e até mesmo o som das páginas virando podem criar uma conexão emocional maior com o material, tornando a leitura mais envolvente e memorável. 

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

5 razões que explicam por que ler no papel é mais vantajoso para aprender
Estudo
5 razões que explicam por que ler no papel é mais vantajoso para aprender
Você sente que entende melhor quando lê em material físico em vez de telas? Vem descobrir qual é a diferença para o seu cérebro

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.