5 livros para aprender a estudar com eficiência
Já parou para pensar porque você se distrai com tanta frequência ou tem dificuldades para reter o que aprende?
Seja por desorganização, dificuldade com o conteúdo ou mesmo por não saber como planejar de maneira concreta os estudos, todo estudante já se já se viu paralisado diante de um caderno em branco. A frustração por não conseguir se organizar pode acabar atrapalhando a caminhada até o vestibular, mas o que poucos sabem é que existem inúmeros jeitos de tornar o estudo um hábito, criando cronogramas e métodos que auxiliam a manter a famosa constância.
Por isso, neste texto, o GUIA DO ESTUDANTE lista cinco livros que vão te ajudar a aplicar técnicas de estudo e criar uma rotina saudável e sólida para um aprendizado efetivo.
- Você Sabe Estudar?, de Cláudio de Moura Castro
O autor deste livro é economista, mestre pela Universidade de Yale e doutor pela Vanderbilt University. Neste livro, ele traça um caminho incomum para apresentar técnicas de estudo: antes, vasculha a mente humana e desvenda o que está por trás do sucesso ou dificuldade de memorização e aprendizado. A partir daí, são apresentadas técnicas para desenvolver bons hábitos de estudo. Também são ensinados, por tópicos, a como ler um livro de maneira competente, como administrar melhor o tempo, como entender melhor assuntos complexos e como fazer com que o conteúdo estudado seja absorvido.
2. Aprendendo a Aprender, de Barbara Oakley
Uma obra tão reconhecida que virou curso na plataforma Coursera, ajudando milhares de estudantes a aprenderem de maneira prática e inteligente. Em Aprendendo a Aprender são ensinadas técnicas de memória e estratégias para lidar com a procrastinação. Além disso, a autora Barbara Oakley recorre a pesquisas nos campos da arte, música, literatura, ciências, esportes e diversas outras para construir suas técnicas.
3. Hábitos Atômicos, de James Clear
Este best-seller do New York Times, apesar de não ser especificamente sobre técnicas de estudos, ensina como criar bons hábitos duradouros em qualquer área da vida – além de, é claro, exterminar comportamentos que atrapalham o avanço. Por meio da trajetória de grandes nomes do esporte, da medicina e de outros campos de atuação, o livro apresenta o passo a passo para uma rotina sólida e que elimina a procrastinação.
4. Técnicas de Aprender: conteúdos e habilidades, de Marco Aurélio de P. Ribeiro
Este é para os que já estão com um pé na acadêmia. O livro promete caminhos – e não mágica – para desenvolver técnicas de aprendizado mais consistentes. É ótimo para quem procura um método que combine eficiência e processo individual de aprendizado, tudo com uma linguagem diretae palatável.
5. Essencialismo, de Greg McKeown
Um livro sucinto e direto ao ponto – que ensina a fazer o mesmo. O essencialismo ensinado por Greg Mckeown diz respeito a fazer apenas o que é essencial para atingir os objetivos, sem se deixar distrair por outros assuntos. Mais uma vez, trata-se de um livro que não é especificamente para o estudante, mas que pode ser bastante útil para quem se depara com uma montanha de conteúdos e não sabe como selecionar apenas aquilo que será útil no final das contas.
*O Guia do Estudante tem uma parceria com a Amazon e recebe uma comissão pelas vendas feitas por meio dos links indicados nesta página. A curadoria de produtos segue critérios exclusivamente editoriais. O estoque disponível refere-se ao momento da publicação deste post.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o PASSEI! e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.