5 dicas para se livrar das dores nas costas estudando online
Chamadas de LER e DORT, as dores pode ser persistentes na vida de quem passa muito tempo na frente do computador
A pandemia trouxe para o dia a dia do estudante a necessidade de adaptar os estudos para o ambiente online. Amada ou odiada, a novidade trouxe um novo problema chato: as dores. Seja nas costas, na lombar, nos ombros ou nas mãos, essas tensões aparecem depois de muitas horas sentado na frente do computador assistindo aulas ou no trabalho. Essa dores são conhecidas como Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Em alguns casos a dor pode se tornar um problema médico.
++ 5 maiores erros nos estudos online
++ Aula online em 2021? Sem reprovação? Entenda a decisão do CNE
Mas, calma, pois nem tudo está perdido! GUIA conversou com a professora Joselma Araújo, da Pure Pilates. Ela deu dicas e sugestões de atitudes simples que podem ser incorporadas no dia a dia. Adeus dor!
1. POSTURA!
Ao estudar ou trabalhar no formato online, é importante manter uma postura ereta na cadeira. Para isso, é recomendado ficar com a tela do computador na altura dos olhos, de maneira que não precise abaixar ou levantar a cabeça. A coluna deve ficar totalmente apoiada no encosto da cadeira para favorecer a posição natural em S. Já os pés devem ficar apoiados no chão; se não for possível, um apoio para os pés pode ser a solução. Por último, o teclado deve ser posicionado de uma forma que fique alinhado com os cotovelos.
++ YouTube: 5 canais inovadores de instituições de ensino
2. MEXA-SE
Ao passar muito tempo na mesma posição é necessário levantar e se esticar um pouco, pelo menos, a cada 30 minutos. Essa atitude ajuda a evitar as dores musculares e também beneficia a visão, que pode ficar prejudicada ao ficar olhando por muito tempo para uma tela. Nem que seja para ir até a janela ou a cozinha: o importante é se mexer.
++ Quero estudar Fisioterapia, mas tenho medo de ficar sem trabalho. Deveria mudar?
3. ALONGAMENTOS
Antes e depois dos períodos prolongados na frente do computador, é recomendado fazer alguns exercícios simples de alongamento que auxiliarão o corpo a se manter longe das dores. A professora indica três opções simples para fazer: a posição do gato, da sereia e do spine stretch.
++ Devo escolher Fisioterapia ou Enfermagem?
4. INVISTA NO SEU ESPAÇO
Da mesma forma que passamos quase um terço do dia em nossas camas, o mundo moderno impõe muitas horas sentados. Por esse motivo, é imprescindível ter um espaço saudável. Uma cadeira de modelo ergonômico, confortável e, de preferência, com apoio para os braços é o mais indicado. Uma mesa de altura adequada também fará grande diferença no dia a dia.
++ 5 dicas para você aprender mais no curso online
5. PROCURE UM MÉDICO
No caso de dores e incômodos persistentes, procure um ortopedista. O especialista vai indicar uma solução adequada para cada situação.
Você sofre com as dores nas costas depois da aula online? O que você fez para solucionar o problema? Conta para gente nas redes sociais do @guiadoestudante.
Quero Bolsa | Faça Sua Pré-Matrícula! Garanta uma Bolsa de Estudo de Até 75% nas Mensalidades.