Parnasianismo – resumo, autores, dicas e questão comentada
Saiba quais os aspectos mais importantes para os vestibulares
O Parnasianismo brasileiro nasceu de ideias anti-românticas e acentuado gosto pela objetividade. Seu marco inicial é a publicação de Fanfarras, de Teófilo Braga (1843-1924), em 1882.
Como o Parnasianismo europeu, o brasileiro tem como proposta a preocupação com a forma, o recurso à mitologia clássica e a incorporação do espírito da arte pela arte. Seus autores buscam compor poesias descritivas em que a apresentação dos fatos históricos e dos fenômenos naturais é imparcial.
Poetas parnasianos
Alberto de Oliveira (1857-1937): autor de Vaso Grego é considerado mestre da arte de compor retratos, quadros e cenas. Sua obra revela aferrado apego aos cânones formais e temáticos do parnasianismo, incontido desejo de expansão íntima do “eu” e leve tendência à ironia.
Raimundo Correia (1859-1911): sua poesia parnasiana caracteriza-se por extremo rigor métrico e plasticidade. Alia o conteúdo filosófico de seus poemas a forte poder de sugestão das palavras e um acentuado apuro verbal.
Olavo Bilac (1865-1918): o “príncipe dos poetas brasileiros” une conteúdo emotivo e linguagem clássica. Outra característica de sua obra é a dualidade no tratamento do amor, oscilando entre platonismo e sensualidade. Ele também tratou de temas históricos e patrióticos, o que lhe valeu o título de “patrono do exército brasileiro”.
Com o que ficar atento?
Após 1878, havia no Brasil várias correntes que combatiam os excessos ultrarromânticos. O Parnasianismo somou-se a elas, buscando sentido para a existência humana através da perfeição estética.
Por que o assunto é importante?
Fortemente combatido pelo Modernismo, devido ao excessivo apego formal, o Parnasianismo gravitou durante longo tempo em torno aos centros do poder e foi a “poesia oficial” do século 19. Daí sua importância não apenas para o vestibular, mas para a formação cultural do estudante.
Como pode cair no vestibular?
Os exames costumam fazer questões sobre o extremo valor atribuído pelos Parnasianos à forma. O descritivismo e o recurso à mitologia clássica também são características parnasianas importantes para as provas.
Como já caiu no vestibular?
(UFRS-RS) Com relação ao Parnasianismo, são feitas as seguintes afirmações.
I – Pode ser considerado um movimento anti-romântico pelo fato de retomar muitos aspectos do racionalismo clássico.
II – Apresenta características que contrastam com o esteticismo e o culto da forma.
III – Definiu-se, no Brasil, com o livro “Poesias”, de Olavo Bilac, publicado em 1888.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
Gabarito
Resposta correta: C
Comentário: A obra tida como introdutora do Parnasianismo no Brasil é o livro Fanfarras, de Teófilo Braga.
SAIBA MAIS
– Conheça o Guia do Estudante Português Vestibular+Enem ou compre a publicação direto na Loja Abril
– Veja outros resumos de estilos literários