Vagas da primeira edição do Prouni 2019 já estão disponíveis para consulta
Para concorrer, é preciso ter feito o Enem em 2018 e atender a alguns critérios socioeconômicos
Os interessados em se inscrever no Prouni já podem, a partir de hoje, consultar no portal do programa as vagas disponíveis para a primeira edição deste ano. A pesquisa pode ser feita a partir do nome do curso, da instituição ou do município. Ao todo, o programa disponibilizou 243.888 bolsas em 1.239 instituições de ensino superior privado espalhadas pelo Brasil.
Prouni 2019
As inscrições vão do dia 31/1 ao dia 3/2 e serão oferecidas bolsas de estudo de 50 e 100%. A nota utilizada para concorrer às vagas é, assim como no Sisu, a obtida no Enem, e por isso quem deseja se inscrever deve ter feito o exame em 2018, obtido média maior que 450 e não ter zerado a redação.
O Prouni é um programa voltado exclusivamente para pessoas de baixa renda e, por isso, é necessário que o candidato comprove, no ato da matrícula, renda familiar bruta mensal por pessoa de no máximo um salário mínimo e meio (para bolsas integrais) ou três salários mínimos (para bolsas parciais). Além disso, ele precisa também se enquadrar em algum dos seguintes critérios:
- Ter cursado o ensino médio integralmente em escolas da rede pública de ensino
- Ter cursado o ensino médio integralmente em escolas privadas, mas na condição de bolsista integral
- Ter cursado parte do ensino médio em rede pública e parte em rede privada, tanto que nesta última tenha sido na condição de bolsista integral
- Ser uma pessoa com deficiência
- Ser professor da rede pública de ensino em exercício, fazer parte do quadro permanente da escola onde leciona e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.
Existe ainda uma reserva de vagas para pessoas que se autodeclararem negras, pardas ou indígenas.