USP divulga número de vagas para ingresso via Fuvest 2019 e Sisu
Serão oferecidas mais de 11 mil vagas. Estudantes podem consultar quantidades por curso e unidade
O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou, nesta semana, a tabela de vagas dos cursos de graduação para o próximo vestibular. A USP oferecerá 11.147 vagas para ingresso em 2019, das quais 8.365 destinadas para a Fuvest e 2.782 vagas para o Sisu. A informação foi divulgada pelo Jornal da USP.
A USP também liberou para consulta os números por curso e unidade. Clique nos links a seguir para acessar a tabela geral dos cursos e a distribuição das vagas da Fuvest e do Sisu.
Datas das provas
As provas da Fuvest, processo seletivo próprio da USP, acontecerão em duas etapas. A primeira fase será aplicada em 25 de novembro e a segunda fase nos dias 6 e 7 de janeiro de 2019. Em maio, a USP aprovou mudanças para a Fuvest.
Já a seleção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado aos candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), acontece nos dias 4 e 11 de novembro.
Inscrição
Em maio, a Fuvest também apresentou novidades na inscrição dos candidatos. No ano passado, a USP adotou um sistema de reserva de vagas para os estudantes oriundos de escolas públicas e alunos de escola pública autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPIs).
Para a aplicação dessa resolução, o processo seletivo adotará inscrições por modalidades de vagas. Ao escolher sua carreira e seu curso, o vestibulando terá três opções: Ampla Concorrência (AC), Ação Afirmativa Escola Pública (EP) e Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI).
- AC: vagas para todos os candidatos sem exigência de nenhum pré-requisito;
- EP: vagas destinadas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
- PPI: vagas destinadas aos candidatos e autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
Para o vestibular 2019, a USP reservará 40% de suas vagas, por curso, para estudantes de escola pública, considerando Fuvest e Sistema de Seleção Unificada (Sisu), outra forma de ingresso na universidade. Desses 40%, ainda incidem 37,5% de reserva de vagas para PPIs. Com essas mudanças, a concessão de bônus deixa de existir.
Do total de 8.365 vagas oferecidas pela Fuvest este ano (em 2018, esse número foi de 8.402), 6.134 serão reservadas para candidatos na modalidade ampla concorrência; 1.475 vagas para candidatos EP e 756 para PPI.
Para seleção do Sisu, serão destinadas 2.782 vagas (em 2018, esse número foi de 2.745), distribuídas em três modalidades: 551 serão para ampla concorrência; 1.149 para estudantes EP; e 1.082 para EP/PPI.
O valor da taxa de inscrição da Fuvest não foi alterado, permanecendo em R$ 170. As inscrições serão abertas em 13 de agosto e vão até dia 14 de setembro.
Reestruturação de curso
De acordo com o Jornal da USP, também foi aprovada a reformulação do curso de Informática Biomédica, atualmente sob responsabilidade da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) e com o oferecimento de 40 vagas.
A partir de 2019, o curso passará a ser oferecido pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), com currículo reformulado e voltado à atividade clínica em ambiente multiprofissional em saúde e oferecerá 20 vagas.
A FFCLRP oferecerá o novo curso de Bacharelado em Ciência da Computação, com 20 vagas e três ênfases de aplicações: em Negócios (em cooperação com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto), em Física Médica (com cooperação do Departamento de Física da FFCLRP) e em Saúde (com cooperação da FMRP).
O Guia do Estudante Fuvest 2019 traz os temas que mais caem no vestibular, resumos de livros obrigatórios, simulados de 1ª e 2ª fases e estratégias para os dois exames, incluindo dicas para melhorar sua nota em redação! Compre aqui.