Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Unicamp amplia programa de bônus para o vestibular 2016

Estudantes de escola pública receberão 60 pontos a mais na nota da primeira fase

Por da redação
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h44 - Publicado em 1 jun 2015, 15h57

O Conselho Universitário (Consu) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aprovou a ampliação do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS). A partir do próximo vestibular serão adicionados 60 pontos às notas da primeira fase dos candidatos oriundos de escola pública e outros 20 pontos para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas (de acordo com nomenclatura utilizada pelo IBGE) e que também tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas da rede pública.

– Saiba mais: Unicamp tem menor número de calouros de escola pública dos últimos cinco anos

Além da bonificação na primeira fase, os candidatos de escola pública que passarem para a segunda fase contarão com adição de mais 90 pontos na prova de redação e outros 90 nas provas dissertativas. Candidatos de escola pública que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas terão mais 30 pontos na segunda fase, além dos 90, totalizando 120 pontos.

Unicamp amplia programa de bônus para o vestibular 2016

A bonificação para a primeira fase (60 ou 60 + 20 pontos) será aplicada para o fim de classificação visando à realização da segunda fase. A nova pontuação, representa 16,2% (escola pública) e 21,6% (escola pública + autodeclaração de cor/etnia) da nota final média no vestibular.

Continua após a publicidade

Com a nova pontuação, a expectativa da Universidade é aumentar o número de matriculados oriundos de escolas da rede pública de ensino e também de candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas já no próximo vestibular, cujas inscrições começarão em agosto deste ano. “Estamos bastante otimistas em relação à aprovação da mudança, pois os estudos e simulações feitos pela Comvest demonstram que devemos atingir a meta de inclusão estabelecida para a Unicamp”, afirmou o pró-reitor de graduação, Luís Alberto Magna.

Antes das mudanças aprovadas pelo Consu, o PAAIS estabelecia bonificação de 60 pontos apenas após a segunda fase, no caso de candidatos oriundos de escola pública, e de 80 pontos (60 + 20 pontos) no caso de candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e oriundos de escola pública. O objetivo é que as mudanças ajudem, até 2017, a obtenção da meta de 50% das matrículas na Unicamp de candidatos oriundos de escolas públicas e destes, 35% sejam estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Sobre o vestibular 2016

Os interessados em participar do vestibular 2016 deve fazer a inscrição entre os dias 3 de agosto e 3 de setembro. As provas da primeira e segunda etapas serão aplicadas em 22 de novembro e nos dias 17 e 19 de janeiro. Já os testes de música acontecem em setembro e as demais provas de habilidades específicas, somente em janeiro de 2016. A primeira chamada é esperada para 12 de fevereiro.

Continua após a publicidade

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

 

 

Publicidade
Publicidade
Unicamp amplia programa de bônus para o vestibular 2016
Enem
Unicamp amplia programa de bônus para o vestibular 2016
Estudantes de escola pública receberão 60 pontos a mais na nota da primeira fase

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.