Tire suas dúvidas sobre o exame de certificação do ensino médio
Encceja substituirá o Enem na certificação do ensino médio a partir deste ano; inscrições vão até 18 de agosto, com provas em 22 de outubro
A partir deste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não servirá mais para fazer a certificação do ensino médio aos estudantes que não o completaram na idade ideal. Quem toma a função é o Encceja, que terá foco específico na obtenção do diploma. As inscrições estão abertas desde o dia 7 de agosto. Veja abaixo as respostas para as perguntas mais comuns sobre o exame.
O que é o Encceja?
Encceja é a sigla para Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Ele é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria para a obtenção do diploma em duas modalidades: ensino fundamental ou ensino médio.
Quem pode fazer a prova?
Para a prova do ensino fundamental, qualquer pessoa que tenha pelo menos 15 anos completos pode se candidatar, basta apresentar o número do documento de identidade oficial. Para a do ensino médio, é necessário ter 18 anos completos até a data de realização do exame, basta apresentar o número do CPF. Não existe idade máxima para fazer a prova.
Quanto custa a inscrição? Quando será aplicada a prova?
O Encceja é gratuito e as inscrições podem ser feitas até o dia 18 de agosto. As provas serão aplicadas no dia 22 de outubro, de manhã e à tarde.
Como será o exame?
O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação, que serão aplicadas da seguinte maneira:
Matutino
Abertura dos portões: 8h
Fechamento dos portões: 8h45
Início das provas: 9h
Término das provas: 13h
Ensino fundamental – provas de Ciências Naturais e História e Geografia
Ensino médio – provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias
Vespertino
Abertura dos portões: 14h30
Fechamento dos portões: 15h15
Início das provas: 15h30
Término das provas: 20h30
Ensino fundamental – provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e Matemática
Ensino médio – provas de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias
Na Página do Participante é possível se informar sobre as competências que serão cobradas na prova.
Em quais cidades posso fazer o Encceja?
Veja aqui a lista de cidades brasileiras em que haverá aplicação. Para cidades no exterior, acesse aqui.
Por que a certificação não é mais feita pelo Enem?
Segundo a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Ines Fini, o Enem utiliza as referências do ensino superior em sua elaboração, o que não é adequado para a avaliação de pessoas que precisam somente do diploma, servindo mais ao seu propósito de ser um grande vestibular nacional. O Encceja levará em conta apenas os parâmetros da escolaridade básica, o que o torna mais adequado para esta finalidade.
Tenho mais de 18 anos, mas não completei o ensino fundamental. Preciso fazer a prova do fundamental para depois fazer a do ensino médio?
Não. Você pode fazer a prova do ensino médio direto, se preferir.
Preciso obter proficiência apenas em uma área do conhecimento. Devo fazer a prova toda?
Não. Caso você precise fazer a prova para apenas uma das áreas, basta indicar no ato da inscrição. Na hora do exame, responda apenas às questões da área especificada.
O Encceja oferece atendimento especial?
Sim. Há a possibilidade de atendimento especializado, específico e auxílios ou recursos de acessibilidade, que devem ser solicitados durante a inscrição. Eles estão listados no edital e na Página do Participante. Também é feito atendimento pelo nome social, para participante travesti ou transexual que quiser tratamento pela sua identidade de gênero. Nesse caso, ele deverá ser solicitado após o período de inscrição, entre 21 e 25 de agosto, pelo sistema de inscrição.