Site falso do Enem imita Página do Participante. Veja como evitar golpes
Inep acionou a Polícia Federal para investigar tentativa de golpe, e alertou os estudantes sobre os cuidados na inscrição
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) acionou a Polícia Federal nesta sexta-feira (31) para investigar um golpe envolvendo as inscrições do Enem 2024. Um site falso, já fora do ar, imitava a Página do Participante e emitia um boleto para os estudantes logo depois de inserirem o CPF. A intenção dos golpistas era embolsar o dinheiro da taxa de inscrição, que este ano custa R$ 85.
Embora a página falsa já esteja fora do ar, o Inep alertou os estudantes sobre o caminho correto de inscrição e os cuidados que devem ser tomados.
Confira abaixo os pontos de alerta e como evitar golpes na inscrição do Enem 2024.
+ Como fazer um cronograma de estudos para o Enem 2024
1. Confira se está no site correto
O site para inscrição no Enem 2024 é https://enem.inep.gov.br/participante/
Fique atento a todos os detalhes dessa URL, pois muitas vezes os sites falsos são praticamente idênticos aos verdadeiros, com apenas uma letra ou número diferente no link.
2. Atente-se às etapas de inscrição
Um outro sinal de alerta para os estudantes é o passo a passo da inscrição no Enem. O site falso que tentou aplicar o golpe emitia o boleto a ser pago logo depois do candidato digitar o CPF, e não exigia nenhuma outra informação além dessa.
Na inscrição oficial do Enem, o candidato só paga a taxa depois de todo o processo – que envolve inserir dados pessoais, endereço, a escolha de língua estrangeira para a prova, informações sobre a modalidade de ensino cursada e outras.
O GUIA elaborou um passo a passo detalhado da inscrição, com fotos, que você confere clicando aqui.
3. Acesse o boleto com o Gov.br
Depois de todas as etapas de inscrição, o candidato deve retornar à Página do Participante para ter acesso ao boleto. Ele fica disponível no chat com o robô Beto, e para acessá-lo é preciso estar logado com o Gov.br.
Ou seja, desconfie de qualquer site que emita o boleto automaticamente depois de você fornecer seus dados. O site verdadeiro, do Inep, exige que você retorne à página inicial.
4. Verifique se o boleto é do Banco do Brasil
Por fim, antes de pagar o boleto, o candidato deve conferir com atenção se o documento foi emitido pelo Banco do Brasil. Essa é a instituição responsável por receber os pagamentos do Enem. Caso o emissor seja outro, não pague o boleto.