Chegou o momento para quem sonha em ingressar em uma universidade pública! As inscrições para o Sisu 2024 (Sistema de Seleção Unificada) começam nessa segunda-feira (22). Podem se inscrever os candidatos que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2023, desde que não tenham tirado nota zero na redação do exame.
Durante as inscrições, os candidatos podem escolher até duas opções de curso – que podem ser alteradas até 25 de janeiro, quando se encerra o processo. Em 2024, são 264.254 vagas disponíveis em 127 universidades.
Em 2024, é preciso estar atento às mudanças no processo seletivo. Confira todas as mudanças aqui.
Como se inscrever no Sisu 2024
As inscrições são realizadas por meio do site Acesso Único do MEC (Ministério da Educação). Quando o candidato realiza o login no Sisu, o sistema recupera, automaticamente, as notas dele obtidas na última edição do Enem. No ato da inscrição, o candidato irá preencher um questionário socioeconômico do perfil para Lei de Cotas.
Há duas maneiras de concorrer. A primeira alternativa é o candidato escolher dois cursos diferentes em universidades diferentes. A segunda alternativa é o candidato escolher o mesmo curso, na mesma universidade, desde que seja em turnos diferentes.
É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições, porém a inscrição válida será a última registrada no sistema.
Sisu apenas em janeiro
Uma das maiores mudanças em 2024 é que o processo será realizado apenas no início do ano. Quem quiser ingressar na universidade, seja no primeiro ou segundo semestre, precisa se inscrever agora porque todas as vagas – incluindo as destinadas ao segundo semestre – serão ofertadas de uma única vez.
+ Para entender o que a mudança significa na prática, veja esse texto
Mudança nas cotas do Sisu
Devido à revisão da Lei de Cotas, no Sisu 2024 todos os participantes disputam primeiro como ampla concorrência. A mudança busca tornar o processo mais justo e aumentar o ingresso de estudantes de escolas públicas no Ensino Superior.
A partir de agora, os quilombolas também passam a ser incluídos nas ações afirmativas, ao lado de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.
Lista de espera
Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda poderá disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. Porém, a lista de espera depende das desistências de candidatos já convocados, então não é possível dizer, com precisão, quantas vagas sobrarão.
A manifestação de interesse na lista de espera desta edição deverá ser feita entra os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro.
Vale lembrar, ainda, que com a classificação para o segundo semestre já nesta edição, a dinâmica da lista de espera pode mudar um pouco. Algumas universidades, como a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) permitirão que os candidatos aprovados para o segundo semestre tentem também uma vaga na lista de espera.
Notas de corte
Ao longo do período de inscrições, o sistema calcula, todos os dias, qual é a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos participantes inscritos. A partir desta previsão, o candidato pode avaliar as notas de corte de outras universidades e mudar suas escolhas, avaliando aquelas em que têm mais chance de aprovação.
Lembrando que a opção final é aquela escolhida pelo candidato até às 23h59 do dia 25 de janeiro.
Resultado e matrícula
De acordo com o edital, a chamada regular única será divulgada no dia 30 de janeiro. O candidato poderá consultar o resultado por meio da página oficial do Sisu ou pelos sites das instituições para as quais se candidatou.
O período de matrículas será entre os dias 1 e 7 de fevereiro. É dever do candidato observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição – aqueles que não se matricularem, perderão a vaga.
+ Sisu: os principais documentos exigidos para matrícula nas universidades
Cronograma Sisu 2024
- Inscrições: 22 a 25 de janeiro
- Chamada regular única: 30 de janeiro
- Período de matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro
- Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.