Sisu 2023.2: inscrições começam nesta segunda-feira (19)
Reunimos tudo o que você precisa saber durante o período de inscrições, das notas de corte às modalidades de concorrência
Estudantes que não conseguiram a tão sonhada vaga na universidade pública no início deste ano têm uma nova chance a partir desta segunda-feira (19). Estão abertas as inscrições para o Sisu 2023.2 (Sistema de Seleção Unificada), programa que oferta vagas em universidades federais e estaduais por meio da nota da última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Além de ter participado do Enem 2022, para concorrer a uma vaga no Sisu é necessário ter obtido nota maior que zero na redação do exame. Durante as inscrições, os candidatos podem escolher até duas opções de curso – que podem ser alteradas até 22 de junho, quando se encerra o processo.
Como se inscrever no Sisu 2023.2
As inscrições devem ser feitas por meio do site Acesso Único, do MEC. Depois de informar a inscrição no Enem 2022, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções de vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa. As duas escolhas podem ser em diferentes cursos e em diferentes universidades ou do mesmo curso, na mesma universidade, só que em turnos diferentes.
+ É possível colocar apenas uma opção de curso no Sisu?
O candidato também deverá indicar na inscrição qual é a modalidade de concorrência em que ele se encaixa: ampla concorrência ou cotas para escolas públicas ou PPI (pretos, pardos e indígenas). Mas, ainda que ele tenha direito a concorrer pelas ações afirmativas, poderá optar pela ampla concorrência como estratégia.
+ Entenda alguns casos em que vale a pena a ampla concorrência, mesmo tendo direito a cotas
+ Cotas raciais: quem pode concorrer como PPI?
Nota de corte
Ao longo do período de inscrições, o sistema calcula, todos os dias, qual é a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos participantes inscritos. A partir desta previsão, o candidato pode avaliar as notas de corte de outras universidades e mudar suas escolhas, avaliando aquelas em que têm mais chance de aprovação.
Lembrando que a opção final é aquela escolhida pelo candidato antes do encerramento das inscrições, até as 23h59 do dia 22 de junho.
Resultado e matrícula
De acordo com o edital, a chamada regular e única será divulgada no dia 27 de junho. O candidato poderá consultar o resultado por meio da página oficial do Sisu ou pelos sites das instituições para as quais se candidatou. O período de matrículas será de 29 de junho a 4 de julho, sendo dever do candidato observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição – aqueles que não se matricularem, perderão a vaga.
+ Sisu: os principais documentos exigidos para matrícula nas universidades
O candidato que não foi aprovado na chamada regular em nenhuma das duas opções de curso, poderá participar da lista de espera. Para isso, deverá manifestar interesse, no próprio site do Sisu, entre os dias 27 de junho e 4 de julho. Só é possível participar da lista de espera para uma das duas opções de curso. Essas não possuem um cronograma ou uma quantidade definida, elas vão sendo publicadas pelas próprias universidades conforme o preenchimento das vagas. Cabe ao candidato ficar atento.
+ Como funciona a lista de espera do Sisu
Cronograma Sisu 2023.2
Inscrições: 19 a 22 de junho
Resultado da chamada única: 27 de junho
Período de matrículas: 29 de junho a 4 de julho
Prazo para participar da lista de espera: 27 de junho a 4 de julho