Após a chamada regular, estudantes que não passaram em nenhuma das duas opções de curso do Sisu 2021/1 puderam manifestar interesse na lista de espera. As convocações dos candidatos em lista de espera começaram nesta terça-feira (27). Dúvidas sobre a lista de espera? O GUIA esclarece!
Como conferir a lista de aprovados da lista de espera
Na lista de espera, a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Por isso, os alunos que manifestaram interesse na lista de espera devem ficar atentos às chamadas nos sites das próprias universidades em que estão concorrendo. Não haverá mais nenhuma divulgação no site do Sisu.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro já divulgou a primeira lista de espera do Sisu. Para acessá-la, é preciso entrar no site da UFRJ, na parte de graduação e encontrar a opção “2021/1 – SiSU/MEC“, como mostra a imagem abaixo. A instituição também divulgou um edital da lista de espera, com as informações mais detalhadas.
Vale ressaltar que a UFRJ é um exemplo de como acontece a divulgação, mas o funcionamento do site varia de acordo com a instituição.
Datas e número de vagas
Não tem data padrão para a divulgação das chamadas de lista de espera. Cada universidade divulga o seu cronograma. Além disso, as vagas da lista de chamada dependem do número de estudantes que desistem de se matricular. Conforme as desistências, as instituições vão liberando mais chamadas.
Então mesmo que você não esteja tão perto do último convocado, a lista pode rodar bastante e você conseguir a vaga. “As instituições soltam listas de maneira homeopática. Há casos de universidades que fazem chamadas até o meio do ano para o Sisu do primeiro semestre”, conta Madson Molina, coordenador do Curso Anglo. Ele aconselha que o estudante não deixe de conferir regularmente o site da instituição, em busca de novas divulgações.
Matrículas da lista de espera
Assim como a convocação, a efetivação da matrícula segue o cronograma próprio de cada instituição. Dessa forma, o estudante selecionado deve verificar com a universidade em que foi aprovado as datas e horários para a entrega da documentação para matrícula – que pode ser feita de modo digital ou presencial – e outros procedimentos necessários.