Saiu o resultado do Enem, e agora? Confira os próximos passos
Conheça os principais programas que aceitam a nota do Enem e anote as datas
A antecipação do resultado do Enem pegou os quase um milhão de estudantes que fizeram a prova em 2021 de surpresa. Quem não tinha sequer preparado o psicológico para ver as notas, agora precisa apertar o passo a começar a planejar o que fazer com elas daqui para frente – e não faltam opções.
Pode parecer clichê dizer que o exame é a maior porta de entrada para as universidades no Brasil, mas não tem nada de exagero na afirmação. Com a nota do Enem, é possível pleitear vagas em praticamente todas as universidades públicas do país, em centenas de faculdades particulares e até em instituições estrangeiras, como a Universidade Coimbra e a Universidade de Lisboa, em Portugal. Os estudantes que não conseguirem vagas em universidades gratuitas ou bolsas em particulares ainda podem tentar um financiamento estudantil por meio do Fies.
+Enem: 10 coisas que você pode fazer com a nota do exame
Mas não dá para perder tempo: o relógio está correndo e em breve os programas que utilizam a nota do Enem abrem as inscrições. Para te ajudar a planejar os próximos passos, o GUIA reuniu o calendário das principais oportunidades que você pode acessar com sua nota.
Prouni
O Prouni (Programa Universidade para Todos) foi criado em 2004 e, desde então, oferece bolsas em instituições privadas de Ensino Superior para estudantes de baixa renda duas vezes ao ano. Trata-se do maior programa de bolsas do país e, nesta edição, serão ofertadas 273.001 oportunidades, sendo 181.036 delas integrais e 91.965 parciais (50%).
Para participar do Prouni, os candidatos precisam atender a alguns requisitos. O primeiro deles é ter feito o Enem 2021 e obtido, no mínimo, 450 pontos. Também é imprescindível não ter zerado a redação. Além disso, por ser um programa social, os candidatos precisam obedecer a critérios socioeconômicos.
Só é permitida a inscrição de estudantes que cursaram todo o Ensino Básico em escolas públicas ou que estudaram em escolas privadas com bolsa integral. A renda máxima permitida é de 3 salários mínimos por pessoa da família (no caso das bolsas parciais) e 1,5 salário mínimo por pessoa (para concorrer às bolsas integrais). Neste link é possível conferir mais informações sobre o Prouni. A consulta das bolsas ofertadas neste primeiro semestre também já está disponível.
Cronograma Prouni 2022/1
Inscrições: 22 a 25 de fevereiro
1ª chamada: 2 de março
2ª chamada: 21 de março
Comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada: 3 a 14 de março
Comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada: 21 a 29 de março
Período para manifestar interessa na lista de espera: 4 e 5 de abril
Resultado da lista de espera: 7 de abril
Comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados na lista de espera: 8 a 13 de abril
Sisu
Criado em 2010, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) tornou-se a maior porta de acesso às universidades públicas brasileiras. Por meio da nota do Enem, o Sisu seleciona estudantes para quase todas as universidades federais e estaduais do país. Assim como o Prouni, ele também acontece duas vezes ao ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre. O requisito básico para se inscrever é ter realizado o Enem 2021 e não ter zerado a redação. Quem fez o exame como treineiro também não pode concorrer.
Não é necessário atender a critérios socioeconômicos para a inscrição no Sisu. O programa, no entanto, reserva uma parte das vagas para egressos de escolas públicas e pessoas pretas, pardas ou indígenas. Para entender melhor como funciona o Sisu acesse este link.
Nesta edição, serão ofertadas 221.790 vagas, que já estão disponíveis para consulta.
Cronograma Sisu 2022/1
Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
Resultado: 22 de fevereiro
Matrícula: 23 a 28 de fevereiro
Período para manifestar interessa na lista de espera: 22 a 28 de fevereiro
+ Sisu: dicas e estratégias para os dias de inscrições
Fies
O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) oferece aos estudantes brasileiros, desde 2001, a possibilidade de financiar cursos superiores em instituições privadas. O acesso também se dá por meio da nota do Enem, mas diferente do Sisu e do Prouni, nele é possível utilizar notas de edições anteriores do exame, a partir de 2010. Os critérios de nota são os mesmos: é preciso ter feito acima 450 pontos e não ter zerado a redação.
O Fies também estipula um limite de renda no momento da inscrição. Para concorrer à modalidade tradicional do Fies, que garante o financiamento com taxa zero de juros, estudante pode ter, no máximo, renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. Aqui você encontra mais informações sobre o Fies.
Cronograma Fies 2022/1
Inscrições: 8 a 11 de março
Resultado dos pré-selecionados em chamada única: 15 de março
Complementação da inscrição para pré-selecionados na chamada única: 16 a 18 de março
Complementação da inscrição para pré-selecionados na lista de espera: 16 de março a 28 de abril
Outras informações
Selecionamos outros textos que ajudam a entender melhor como funcionam os principais programas que aceitam a nota do Enem. Confira:
— Sisu: dicas e estratégias para os dias de inscrições
— O que você precisa saber sobre as notas de corte do Sisu
— Como funciona a lista de espera do Sisu
— Como funciona a lista de espera do Prouni
— Prouni: 7 situações que podem fazer você perder a bolsa de estudo
Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.