Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Repertórios que poderiam ser citados na redação do Enem 2022

Quais referências vêm à sua mente para escrever sobre os "desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil"?

Por REDAÇÃO ONLINE
24 nov 2022, 10h25
O escritor indígena Ailton Krenak
 (Garapa - Coletivo Multimídia/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Que tal ter a sua redação corrigida? Ao final desse texto, você encontra um cupom de 20% de desconto para usar na plataforma Redação Online.

 

Lembrar de dados, citações ou informações para serem usados na argumentação do Enem 2022 deu um trabalhão aos candidatos. É por isso que decidimos mostrar alguns repertórios que poderiam ter sido citados!

A gente sabe que não adianta chorar sobre o leite derramado, mas muitas destas referências também podem ser mobilizadas em outros temas, principalmente àqueles também ligados a minorias sociais e meio ambiente. Então prepara a caneta e vai anotando!

Literatura

  • Povos Tradicionais e Biodiversidade no Brasil é um e-book e gratuito! Publicado pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), nele você encontra muitos detalhes sobre como os povos tradicionais brasileiros são fundamentais na manutenção da biodiversidade. Também há detalhes sobre as políticas públicas existentes em favor de comunidades tradicionais, e sobre as que as prejudicam
  • Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak é um livro marcante e fácil de ler! O autor é pertencente à etnia Krenak e um ambientalista conhecido em todo o mundo. O livro, como você pode imaginar, fala sobre o risco de autodestruição da vida humana: o impacto negativo da globalização, a insistência em explorar a natureza e o trabalho desvalorizado de grupos tradicionais. Quem melhor que um indígena para falar sobre isso, não é? Sem mencionar que algum tema sobre estes povos pode cair na prova.

Notícias 

  • A etnia cigana é a que recebe menos apoio governamental. E os ciganos do Ceará, como você pode ver nesta notícia, estão sofrendo extrema exclusão. Trata-se de uma população de baixa renda, que passa fome e que está até deixando de ser andarilha. Se você gosta de repertório baseado em números, este texto tem vários sobre o assunto. 
  • A proposta do Enem cita os apanhadores de flores sempre-vivas em Minas Gerais. Pouca gente tinha ouvido falar dessa comunidade, mas a própria ONU os reconhece como de importância internacional! Veja dados sobre a vida deles neste artigo, em parte obtidos por uma pesquisadora da USP – garantia de repertório legitimado. 
Continua após a publicidade
  • Sobre as quebradeiras de coco de babaçu, há bastantes informações nesta notícia, inclusive com números. Teria sido bem útil na redação do Enem 2022 para argumentar como a quebra do babaçu tem peso na produção agrícola do Maranhão, e como há leis que atrapalham essa produção. 
  • Que tal experimentar um biscoito de babaçu? Veja que repertório fácil (e gostoso!): graças à Maratona Embrapa de Empreendedorismo, ficamos sabendo dessa ideia de empreendedorismo rural. Neste artigo está tudo sobre o biscoito de babaçu, e o nome “Embrapa” (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) precisa fazer parte do seu repertório a partir de agora.
    • Prefere repertório baseado em dados? Este artigo relata a situação da saúde em comunidades ribeirinhas do Amazonas em números. Saiba quantas mulheres e quantos homens vivem na região, qual o nível de instrução deles, a renda familiar e muito mais.
    • Conflitos por terras de comunidades tradicionais são, por vezes, noticiados na imprensa. Esta notícia é apenas uma e vale como repertório por ter tantos dados estatísticos sobre o fato, levantados pelo MPF (Ministério Público Federal).

    Vídeos 

    • O filme “Cidadãos Extrativistas” revela como os povos extrativistas conseguem se organizar e se empoderar como grupo. Sabia que até estrangeiros ameaçam a vida dessas comunidades? Pois é, o filme traz muitas informações.
    Continua após a publicidade
    • Caboclos são povos tradicionais do Brasil, vivendo predominantemente na Amazônia. Certamente, ninguém melhor que um caboclo da Amazônia para conhecer a fauna e a flora locais. Um fato importante é que eles estão atuando como guias-turísticos – confira neste vídeo.
    • Pescadores artesanais ensinam neste vídeo como é a atividade – você vai ver como ela respeita o meio ambiente.

    Cultura 

    • Marcia Kambeba é poetisa, nascida numa aldeia tikuna no Amazonas. Um de seus poemas, Os filhos das águas dos Solimões, tem estes versos:

    Tomando seu solo sagrado

    Sem dor, piedade ou compaixão

    Continua após a publicidade

    Os Kambebas foram escravizados

    Apresentados a “civilização”

    Exploraram a sua força

    Forjando uma falsa proteção.

    Este é só pra dar um gostinho: aqui você encontra vários outros. 

    Continua após a publicidade
    • Um dos aspectos culturais mais marcantes de nossos povos tradicionais são os cantos de trabalho. Cantos de trabalho são aqueles entoados enquanto os trabalhadores quebram cocos, extraem flores, plantam, criam suas peças artesanais, sabe?  O Sesc tem feito um trabalho reconhecidamente importante de registrar e organizar esses cantos, e neste artigo há vários deles. Assim como você cita versos ou frases, pode citar trechos desses cantos! Por exemplo este, que é cantado pelas quebradeiras de coco de babaçu:

    O coco é para nós grande riqueza,

    É obra da natureza, ninguém vai dizer que não

    Porque da palha se faz casa pra morar,

    Já é um meio de ajudar a maior população

    Busca de Cursos

    Continua após a publicidade

    Se faz o óleo pra temperar comida,

    é um dos meios de vida pra os fracos de  condição

    Reconhecemos o valor que o coco tem,

    a casca serve também para fazer o carvão 

    Uma dica legal é ouvir esses povos tradicionais cantando.

    • Falando de cantos, os quilombolas têm os seus. É um repertório que envolve a cultura de um povo escravizado – as letras retratam um pouco o que viviam. Lembrando que era comum que os escravizados cantassem enquanto trabalhavam. Veja só estes versos:

    Minhas perna me dói

    minhas perna me dói

    o meu corpo me dói, ió

    os meus braço já me dói, ai

    o meu ombro me dói, ai

    minha cabeça me dói, ai

    Outros você encontra nesta publicação da UFMG.

    Depois de todos esses repertórios e da análise do tema, tenho certeza que você tiraria de letra uma redação sobre povos tradicionais! Agora, que tal se preparar de um jeito fácil para os próximos vestibulares?

    Com o Redação Online, plataforma de correção de redações, você envia suas redações e recebe as correções detalhadas, de acordo com os critérios avaliativos da prova que vai fazer! Garanta aqui o seu pacote com 20% de desconto usando o cupom GUIADOESTUDANTE20. 

     Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

    Publicidade

    Repertórios que poderiam ser citados na redação do Enem 2022
    Enem
    Repertórios que poderiam ser citados na redação do Enem 2022
    Quais referências vêm à sua mente para escrever sobre os "desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil"?

    Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    MELHOR
    OFERTA

    Plano Anual
    Plano Anual

    Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

    a partir de R$ 15,90/mês

    Plano Mensal
    Plano Mensal

    R$ 19,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.