O Ministério da Educação (MEC) divulgou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012: O Movimento Imigratório para o Brasil no Século XXI. O exame deste domingo, (04/11), segundo dia de prova, aborda questões de Linguagens e Códigos, Matemática e a redação. Os candidatos têm 5h30 para resolver a prova toda.
– Confira a correção do primeiro dia do Enem 2012
A divulgação do tema foi feita primeiramente pelo twitter do MEC e depois em seu site. Essa é a primeira vez em que o ministério divulga o tema da redação pelas redes sociais. Nas últimas duas edições, houve casos de jornalistas que anunciaram o tema antes do final da prova.
Saiba como será a correção da redação
Neste ano, houve mudanças na metodologia de correção da prova de redação. Como ocorria nas edições anteriores, a redação será examinada por dois corretores, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Caso haja diferença na nota final superior a 200 pontos, o texto será lido por um terceiro corretor. Antes, isso ocorria quando a discrepância entre as duas primeiras notas superava os 300 pontos.
Também a partir deste ano, será acionada uma banca examinadora de excelência caso a diferença entre as notas dos três avaliadores permaneça superior a 200 pontos. Composta por três professores, a banca será responsável pela atribuição da nota final ao participante. O máximo é de mil pontos e a nota final será a média aritmética das notas atribuídas pelos avaliadores.
Na correção da redação, cinco competências são avaliadas: domínio da língua portuguesa; compreensão do tema proposto; capacidade de selecionar e organizar ideias; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; elaboração de proposta para o problema abordado.
Na hipótese de a nota do primeiro corretor ser de 640 pontos e a do segundo, 480 — diferença inferior a 200 pontos —, a nota final da redação desse candidato será a média aritmética das duas. No entanto, caso a nota de um corretor, na competência 1, seja 160 e a de outro, 40, a redação será encaminhada ao terceiro avaliador. Se a terceira nota, nessa competência, se aproximar daquela atribuída por um dos dois corretores anteriores, não haverá necessidade da banca examinadora. A avaliação mais baixa será eliminada.
O estudante terá nota zero na redação se fugir ao tema proposto, apresentar estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, entregar folha em branco, com sete linhas ou menos, copiar os textos motivadores e reproduzir impropérios, desenhos ou palavras de desrespeito aos direitos humanos.
Outra mudança deste ano é que os candidatos passam a ter acesso ao espelho da correção para fins pedagógicos.
Ao final das provas, o GUIA DO ESTUDANTE trará a correção das provas feita por professores do cursinho Oficina do Estudante. O gabarito oficial do Enem será divulgado pelo MEC até a próxima quarta-feira (7/11).
LEIA MAIS
– Notícias sobre o Enem