Quais são os documentos para inscrição no Sisu?
Entenda quais são os documentos necessários nesta etapa do processo

Com a proximidade das inscrições, muita gente começou a se perguntar (e a pesquisar no Google): “quais são os documentos para inscrição no Sisu?”. Fique tranquilo! Para participar do Sisu 2025 (Sistema de Seleção Unificada) basta saber o número do próprio CPF e fazer login na conta do Gov.br. O período de inscrições começa na sexta-feira (17) pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Governo Federal.
De acordo com o portal oficial, os dados são puxados automaticamente pelo sistema, por isso só é possível se inscrever tendo feito a última edição do Enem.
Mas fique de olho: na hora da matrícula na faculdade escolhida, a documentação necessária é mais extensa e não custa nada começar a se organizar desde já.
Abaixo, confira os principais documentos solicitados na hora de fazer a matrícula em uma universidade pública.
+ Gov.br: como criar uma conta para acompanhar inscrições
Documentos para fazer matrícula do Sisu
Ao ser aprovado por uma universidade, o candidato precisará apresentar alguns documentos para realizar a matrícula. A lista pode variar de uma instituição para outra, assim como pode ser solicitado a entrega presencial ou online.
Além disso, é preciso ficar atendo aos prazos estipulados pelas faculdades. Ter algumas das principais documentações de antemão, pode ajudar. As mais comuns são:
- RG ou Carteira Nacional de Habilitação e Carteira Profissional (CNH);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Certificado de conclusão do Ensino Médio ou histórico escolar;
- Título de eleitor (para os maiores de 18 anos);
- Comprovante eleitoral (para aqueles que já votaram);
- Comprovante de residência;
- Certidão de casamento ou nascimento;
- Documento que comprove estar em dia com os serviços militares (para estudantes homens);
- Fotos 3×4;
- Comprovante de renda;
- Autodeclaração étnico-racial;
- Laudos médicos.
+ Cotas raciais: quem pode, de fato, concorrer como PPI
Como funciona o Sisu
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do governo federal criado em 2010 que seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de Ensino Superior. Desde 2024, a seleção acontece apenas no começo do ano. O requisito básico para se inscrever no Sisu é ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano anterior e não ter zerado a redação.
Durante a inscrição, o candidato deverá preencher um questionário socioeconômico relativo ao perfil para a Lei de Cotas (Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012) e selecionar até duas opções de cursos dentre aqueles oferecidos no respectivo processo seletivo do Sisu. As opções de curso podem ser alteradas durante todo o período de inscrições, sendo considerada válida a última inscrição registrada no sistema.
Cronograma do Sisu 2025
- Inscrições: de 17 a 21 de janeiro
- Resultado da chamada regular: 26 de janeiro
- Matrícula da chamada regular: de 27 a 31 de janeiro
- Prazo para participar da lista de espera: de 26 a 31 de janeiro
- Convocação dos candidatos em lista de espera: de 11 de fevereiro a 30 de setembro
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.