Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Prova do Enem manteve nível tradicional, avaliam professores

Textos longos, nível de dificuldade médio e questões contextualizadas dão o tom da prova; para professores, tema da redação foi único aspecto surpreendente

Por Ana Lourenço, Marcela Coelho
Atualizado em 6 nov 2017, 11h33 - Publicado em 5 nov 2017, 21h37
Estudantes aguardam para realizar a prova do ENEM, em São Paulo (Ricardo Matsukawa/VEJA.com) (Ricardo Matsukawa/VEJA.com)
Continua após publicidade

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste domingo (5), primeiro dia da aplicação de 2017, manteve o nível já observado nos últimos anos: textos longos, nível de dificuldade mediano e questões bastante contextualizadas.

“Foi uma prova tradicional, fundamentada em interpretação de texto”, comenta Luiz Carlos Bellinello, coordenador do Colégio e Curso Objetivo. A surpresa ainda foi o tema da redação, cujo recorte considerou especificamente a inclusão de pessoas com deficiência auditiva.

Estilo das questões

“Na prova de Ciências Humanas, tivemos questões específicas sobre direitos humanos, direitos do homem e cidadão, direito dos indígenas, participação política. Em linguagens, uma valorização de diversidade linguística e cultural”, diz Célio Tasinafo, diretor pedagógico do Cursinho Oficina do Estudante.

Para o professor Bellinello, uma questão polêmica foi a 79 da prova azul, que articulava conceitos sobre o legislador grego Sólon e a Lei das Doze Tábuas, e tinha duas alternativas que poderiam ser consideradas corretas pelos estudantes.

Segundo Amanda Manfrim, professora de linguagens do COC, o diferencial foi na elaboração dos enunciados. “Foram melhores este ano, bem escritos e mais complexos. O estudante precisava estar atento. Somente em uma minoria de questões os textos de apoio não foram tão necessários.”

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

“O aluno que tem costume de se informar sobre assuntos atuais se deu bem, fez melhor a prova”, afirma o professor de geografia Nilson Ferreira, do COC. “Para o aluno não muito atualizado, o nível de dificuldade foi mais alto. E a prova no geral foi bastante interdisciplinar.”

Redação

A maior surpresa da prova continua sendo a prova de redação. “O tema foi surpreendente no sentido de ter recortado a questão de inclusão especificamente para os surdos. Por outro lado, não foi tão surpreendente porque é um tema relacionado à cidadania, comum no Enem”, fala Célio Tasinafo.

“O que chamou a atenção foi a valorização da prova sobre uma cidadania inclusiva. Em outros anos, o foco não era tanto esse”, completa o diretor.

Publicidade

Prova do Enem manteve nível tradicional, avaliam professores
Enem
Prova do Enem manteve nível tradicional, avaliam professores
Textos longos, nível de dificuldade médio e questões contextualizadas dão o tom da prova; para professores, tema da redação foi único aspecto surpreendente

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.