Primeiro dia do Enem 2024 abordou temas raciais e autores contemporâneos
Questões abordaram temas contemporâneos, como o movimento Black Lives Matter, além da redação sobre a herança africana
Neste domingo (3), foi dada a largada para o maior exame do Brasil. O primeiro dia de Enem 2024 reuniu as provas de Linguagens e Ciências Humanas, além da temida redação – que nesta edição abordou a herança africana no Brasil. Como de costume, os candidatos encontraram, ao longo das 90 perguntas, questões envolvendo tópicos pertinentes da atualidade. Na prova deste ano, nota-se que a temática racial se manteve presente ao longo da prova.
+ A partir das 18h30, acompanhe aqui o gabarito extraoficial do Enem 2024
Não somente nos textos motivadores da coletânea, que contaram com um samba-enredo da Mangueira e uma menção à autora Carolina Maria de Jesus, do clássico “Quarto de Despejo”, mas também nas questões de Linguagens e Ciências Humanas.
Houve menções ao poema “Vozes d’África”, de Castro Alves, à compositora Chiquinha Gonzaga, e às terras e o legado quilombola. Uma outra questão trouxe o caso de uma influenciadora digital que comparou o engajamento de suas postagens.
Ela observou que obtinha maior audiência em fotos que continham pessoas brancas do que nas que tinham pessoas negras. “A ideia da questão era falar sobre a maneira como o algoritmo das redes sociais pode ser racista”, pontuou João Filipe Magnani, professor de Língua Portuguesa e Redação do Curso Positivo de Ponta Grossa (PR).
Para além da temática racial, a prova abordou, como de costume, textos jornalísticos e campanhas publicitárias – com na questão referenciando a Campanha do Agasalho. Destaque ainda para o trecho da biografia de Rita Lee, destacando a sua contemporaneidade, uma crítica à série “Game of Thrones“, e a menção a autores como Foucault, Jürgen Habermas, Gilles Deleuze e Lilia Schwarcz.
Veja a lista com alguns dos temas cobrados nas provas:
- Movimento Black Lives Matter;
- Rompimento de barragens;
- Chegada da pílula anticoncepcional no Brasil;
- Integração de refugiados na sociedade;
- Músicas de Adoniran Barbosa e Vinicius de Moraes;
- Exibição das novelas “A escrava Isaura” e “Roque Santeiro” na Rússia e Angola nos anos 80;
- Autora Carolina Maria de Jesus;
- Crítica da série “Game of Thrones”;
- Livro “A culpa é das estrelas”, de John Green;
- Música “Holy War”, da cantora Alicia Keys;
- Textos de Machado de Assis e José de Alencar;
- Precariedade menstrual;
- Podcasts;
- Imigrantes nos EUA;
- Câncer de mama masculino;
- Memes e fake news na educação infantil;
- Festival de Parintins e Círio de Nazaré, patrimônios históricos do Brasil.
[TEXTO EM ATUALIZAÇÃO]
+ Tema de redação do Enem 2024 é ‘desafios para a valorização da herança africana no Brasil’
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.