Polícia investiga suposto vazamento da redação do Enem
Estudantes de Petrolina, em Pernambuco, teriam recebido informações sobre o tema da prova
A Polícia Federal de Juazeiro, na Bahia, começou a investigar hoje (9/11) o possível vazamento do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010, que foi realizado no último final de semana, 6 e 7 de novembro.
No domingo (7/11), segundo dia de prova, cerca de 3,3 milhões de pessoas fizeram a redação do exame, cujo tema foi "O Trabalho na Construção da Dignidade Humana". Mas, um dia antes, alguns candidatos da cidade de Juazeiro pareciam já saber qual seria o tema da prova.
Segundo o delegado Alexandre de Almeida Lucena, "alunos do cursinho Geo Petrolina Pré-Vestibular, da cidade de Petrolina (PE), perguntaram aos professores que estavam fazendo um plantão de dúvidas sobre o que escrever caso a redação fosse sobre trabalho e escravidão", diz o delegado. Apenas após o término da prova, os professores se deram conta de que o tema da prova era o mesmo perguntado pelos estudantes.
– Ministro da Educação é convidado falar sobre erros do Enem no Senado
– Confira o gabarito e a resolução da prova do Enem
– Você teve algum problema durante o Enem? Sentiu-se prejudicado? Conte para a gente
Procurado por um telejornal local, que revelou o caso, o delegado Alexandre de Almeida Lucena instaurou uma investigação preliminar para apurar a denúncia. "Estamos interrogando os professores e os estudantes envolvidos no caso. Se for comprovada a veracidade das informações, vamos instaurar um inquérito sobre o assunto. Mas, não temos porque acreditar que os professores estão mentindo", explicou o delegado.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem