Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Pode ser anulada? Professores divergem sobre questão do 1º dia do Enem 2024

Pergunta trazia texto de Tati Bernardi com referências a Caetano Veloso. Veja o que dizem os cursinhos

Por Taís Ilhéu
Atualizado em 4 nov 2024, 15h31 - Publicado em 4 nov 2024, 15h13

Neste domingo (3), mais de 3 milhões de estudantes de todo o país fizeram o primeiro dia do Enem 2024. Os professores classificaram a prova, de maneira geral, como atual, abrangente e bem contextualizada. A parte de Linguagens, em específico, seguiu a tendência de anos anteriores – mas uma questão chamou a atenção. De número 33 na prova verde, a pergunta trazia um texto da escritora Tati Bernardi, e pedia que os candidatos identificassem o elemento usado pela autora para manter a unidade temática. Professores do Curso Anglo acreditam que havia duas possibilidades de alternativa, e que por isso a questão pode ser anulada pelo Inep. Outros cursinhos divergem em suas respostas. Entenda abaixo:

+ Tente acertar as 9 questões mais difíceis do Enem 2024

questao 33 enem
(Inep/Reprodução)

Para Eduardo Calbucci, uma alternativa possível seria a C, que aponta como elemento a reiteração – no caso, da palavra “coisa”. Seu uso reiterado é o que daria essa progressão e unidade temática ao texto, destacando o ponto de vista da autora de que essa é uma palavra “coringa”.

No entanto, o professor do Anglo também enxerga como válida a alternativa A, por causa da referência que Tati Bernardi faz a quatro canções de Caetano Veloso: “Qualquer Coisa”, “Sampa”, “Lindeza” e “Samba de Verão”. Esse recurso de intertextualidade justificaria a primeira alternativa.

Continua após a publicidade

Calbucci acredita que o gabarito oficial trará como resposta a letra A, embora a C também seja aceitável. “Isso abre margem para o Inep considerar a anulação da questão ou aceitar um duplo gabarito”, afirma.

Outros cursinhos divergem

O Oficina do Estudante considerou em seu gabarito oficial a alternativa A como correta. Já o Curso Poliedro apontou a letra C como certa, e justifica: “apesar das intertextualidades e citações, consideramos a reiteração da palavra-tema e suas variações a resposta correta pois o enunciado solicita um recurso textual que garante a unidade temática e, além disso, as intertextualidades surgem apenas a partir da metade do excerto”.

As professoras Thaynara Rodrigues, do colégio Physics, e Márcia Cristina Lembrança, do Magnum, concordam, e afirmam que há “repetição evidente e clara no texto” do termo e seus cognatos, sendo a intertextualidade secundária. “Há intertextualidade, mas não é a unidade temática”, avalia Márcia Cristina.

Continua após a publicidade

Luana Signorelli, professora de Língua Portuguesa e Literatura do Estratégia Vestibulares, defende a alternativa A, e diz que “‘coisar’ não é uma mera reiteração, mas sim um neologismo (uma palavra inventada). Apenas isso não garante uma unidade temática, mas sim faz parte de sua exemplificação”.

Calendário Enem 2024

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

Publicidade

Publicidade
Pode ser anulada? Professores divergem sobre questão do 1º dia do Enem 2024
Enem
Pode ser anulada? Professores divergem sobre questão do 1º dia do Enem 2024
Pergunta trazia texto de Tati Bernardi com referências a Caetano Veloso. Veja o que dizem os cursinhos

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.