Neste domingo (3), mais de 3 milhões de estudantes de todo o país fizeram o primeiro dia do Enem 2024. Os professores classificaram a prova, de maneira geral, como atual, abrangente e bem contextualizada. A parte de Linguagens, em específico, seguiu a tendência de anos anteriores – mas uma questão chamou a atenção. De número 33 na prova verde, a pergunta trazia um texto da escritora Tati Bernardi, e pedia que os candidatos identificassem o elemento usado pela autora para manter a unidade temática. Professores do Curso Anglo acreditam que havia duas possibilidades de alternativa, e que por isso a questão pode ser anulada pelo Inep. Outros cursinhos divergem em suas respostas. Entenda abaixo:
+ Tente acertar as 9 questões mais difíceis do Enem 2024
Para Eduardo Calbucci, uma alternativa possível seria a C, que aponta como elemento a reiteração – no caso, da palavra “coisa”. Seu uso reiterado é o que daria essa progressão e unidade temática ao texto, destacando o ponto de vista da autora de que essa é uma palavra “coringa”.
No entanto, o professor do Anglo também enxerga como válida a alternativa A, por causa da referência que Tati Bernardi faz a quatro canções de Caetano Veloso: “Qualquer Coisa”, “Sampa”, “Lindeza” e “Samba de Verão”. Esse recurso de intertextualidade justificaria a primeira alternativa.
Calbucci acredita que o gabarito oficial trará como resposta a letra A, embora a C também seja aceitável. “Isso abre margem para o Inep considerar a anulação da questão ou aceitar um duplo gabarito”, afirma.
Outros cursinhos divergem
O Oficina do Estudante considerou em seu gabarito oficial a alternativa A como correta. Já o Curso Poliedro apontou a letra C como certa, e justifica: “apesar das intertextualidades e citações, consideramos a reiteração da palavra-tema e suas variações a resposta correta pois o enunciado solicita um recurso textual que garante a unidade temática e, além disso, as intertextualidades surgem apenas a partir da metade do excerto”.
As professoras Thaynara Rodrigues, do colégio Physics, e Márcia Cristina Lembrança, do Magnum, concordam, e afirmam que há “repetição evidente e clara no texto” do termo e seus cognatos, sendo a intertextualidade secundária. “Há intertextualidade, mas não é a unidade temática”, avalia Márcia Cristina.
Luana Signorelli, professora de Língua Portuguesa e Literatura do Estratégia Vestibulares, defende a alternativa A, e diz que “‘coisar’ não é uma mera reiteração, mas sim um neologismo (uma palavra inventada). Apenas isso não garante uma unidade temática, mas sim faz parte de sua exemplificação”.
Calendário Enem 2024
- Inscrições: 27 de maio a 14 de junho
- Pagamento taxa de inscrição: 27 de maio a 19 de junho
- Pedido de tratamento pelo nome social: 27 de maio a 14 de junho
- Solicitação de atendimento especializado: 27 de maio a 14 de junho
- Resultado do pedido de atendimento especializado: 17 de junho
- Recurso do pedido de atendimento especializado: 17 a 21 de junho
- Aplicação das provas: 3 e 10 de novembro
- Divulgação do gabarito: 20 de novembro
- Divulgação do resultado: 13 de janeiro
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.