O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 ocorreu neste sábado (24), contando com mais de 7,7 milhões de inscritos em todo o país. Segundo a avaliação dos professores do Anglo Vestibulares e do cursinho Oficina do Estudante, a prova foi bem elaborada e misturou novidades com temas clássicos.
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Para Paulo Moraes, diretor de ensino do Anglo Vestibulares, “a prova foi a melhor dos últimos anos do Enem”. Segundo ele, esteve muito bem dividida e de nível médio para difícil. “Este ano, o Enem exigiu mais conteúdo do que interpretação de texto. Em muitas questões, o estudante não conseguiria só cair de pára-quedas, teria que realmente saber o conteúdo para responder”, explica.
De acordo com Célio Tasinafo, diretor pedagógico do Oficina do Estudante, o que chamou a atenção foi a prova de Ciências Humanas: “Percebemos pouca presença de gráficos, tabelas e mapas. Não teve nenhuma questão com tabelas de industrialização ou pirâmide etária, clássicas no Enem”, diz. Especificamente na prova de Geografia, o professor aponta que houve basicamente dois grandes temas: globalização, onde predominaram temas atuais como crise financeira, espionagem dos EUA, terrorismo; e problemas ambientais, com questões sobre solo, recursos hídricos, biomas e agrotóxicos.
Algumas tendências para as provas seguintes também apareceram. “Duas questões da prova foram sobre África: uma sobre a participação do continente na Segunda Guerra, outra sobre o pan-africanismo. Pode ser uma tendência para as próximas edições”, explica Célio. Além disso, quase um terço da prova de Humanas foi composta por questões de Filosofia e Sociologia, compreendendo pensadores antigos, como Platão, até mais recentes, como Simone de Beauvoir.
Em Ciências da Natureza, houve boa distribuição entre questões relativas ao meio ambiente (predominantes em Química) e de situações do cotidiano (mais em Física). “Em Física, tivemos várias questões ligadas ao aspecto mais prático, com temas como celulares, geladeira, garrafa térmica. Houve até uma que falava do Titanic”, diz Célio. Biologia, no entanto, surpreendeu um pouco por cobrar bastante citologia e genética, tópicos não muito tradicionais para o Enem.
Sobre o segundo dia de provas, os professores acreditam que terá a mesma estrutura do primeiro: boa distribuição de matérias, atualidade nos temas e textos longos. “Os textos de Linguagens têm a tendência de ser mais compridos, o que pode dificultar um pouco. Eu costumo dizer que a prova tem que ser feita no tempo máximo, o estudante que sai antes do fim da prova provavelmente não leu todas as questões com atenção”, explica o professor Paulo. Já Célio recomenda que os estudantes não temam a redação. “É melhor se cair um tema que ninguém esteja esperando, porque aí o aluno terá mais atenção na hora de ler a coletânea e pode se dar melhor do que se fosse um tema ao qual já estivesse muito acostumado”, diz.
Segundo dia de provas começa neste domingo (25)
No domingo, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Os participantes terão cinco horas e 30 minutos para resolver as questões e escrever a redação.
Os portões serão abertos às 12 horas (horário de Brasília) nos locais de prova e serão fechados às 13 horas (horário de Brasília), com início de prova às 13h30. Os participantes deverão levar documento de identificação original com foto, cartão de confirmação da inscrição e caneta esferográfica preta em material transparente.
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