Os erros mais comuns que eliminam candidatos do Enem
Pequenos deslizes podem custar caro! Conheça os motivos de desclassificação mais comuns e aprenda a evitá-los
Imagina que você se preparou durante vários meses para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e, no dia da prova, é eliminado porque deixou o celular no bolso. Parece um pesadelo, mas é realidade para muita gente. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), uma das causas de eliminação do Enem mais comuns é portar equipamento eletrônico durante o exame.
Em 2024, 6.924 pessoas foram desclassificadas nos dois dias de prova e, em 2023, 6.510. Os principais motivos de exclusão dos candidatos foram: portar equipamento eletrônico; sair da sala de provas antes do horário permitido; e não atender às orientações dos fiscais.
Como evitar esses erros?
Vale lembrar que não é apenas o celular que desclassifica o participante – outros eletrônicos como smartwatch, fone de ouvido e até chave com alarme também devem ficar desligados no porta-objetos. Se o aparelho estiver guardado, mas emitir algum som, o participante perderá a prova.
Também não é permitido sair da sala a partir das 13h sem o acompanhamento de um fiscal, nem deixar a prova, em definitivo, antes de duas horas depois do início do exame. A medida é importante para evitar o vazamento de informações.
Por fim, os candidatos não podem desrespeitar ou descumprir as orientações da equipe de aplicação. Afinal, eles estão lá para garantir que as regras do Enem sejam cumpridas. Outro motivo de eliminação é impedir, sem justificativa, que os aplicadores vistoriem artigos religiosos, lanche, medicamentos ou outros objetos.
O edital do Enem ainda lista outras situações que levam à eliminação. Confira:
- Usar documento falso ou inexato;
- Desrespeitar ou descumprir as orientações da equipe de aplicação, as regras do edital ou perturbar a ordem no local de provas;
- Tentar se comunicar com uma pessoa que não faz parte da equipe de aplicação;
- Utilizar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação do Enem – ou seja, colar;
- Tirar foto, fazer vídeo ou gravar áudio do momento da prova ou de qualquer material usado no exame;
- Levar ou consumir bebidas alcoólicas, usar drogas ilícitas ou cigarro, inclusive eletrônico;
- Deixar a sala de provas, a partir das 13h, sem o acompanhamento de um fiscal;
- Deixar a sala de provas, em definitivo, antes de duas horas do início do exame;
- Recusar-se, sem justificativa, a passar pela revista eletrônica ou a ter seus materiais revistados;
- Iniciar as provas antes das 13h30 ou sem a autorização do fiscal;
- Deixar documentos, óculos escuros, chapéu, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borracha e quaisquer materiais estranhos à prova fora do porta-objetos;
- Deixar aparelhos eletrônicos ligados e fora do porta-objetos;
- Portar armas de qualquer espécie;
- Fazer anotações em objetos, partes do corpo ou outro documento que não esteja previsto;
- Destacar página do Caderno de Questões ou da Folha de Rascunho;
- Deixar a sala com o Cartão-Resposta ou qualquer material de aplicação, com exceção do Caderno de Questões, nos 30 minutos que antecedem o término do exame;
- Recusar-se a entregar o Cartão-Resposta, a Folha de Redação ou a Folha de Rascunho após o final do tempo de prova;
- Cometer algum crime.
O Enem 2025 será nos dias 9 e 16 de novembro. No primeiro dia, os candidatos terão 5h30 para responder às questões de Linguagens e Ciências Humanas, além de fazer a redação. No segundo dia, serão 5h para resolver as provas de Matemática e Ciências da Natureza.
+ MEC Enem e outros 5 aplicativos que te ajudam a estudar para o exame
Cronograma Enem 2025
Inscrições: de 26 de maio a 13 de junho de 2025Pagamento da taxa: até 18 de junho de 2025Pedido de atendimento especializado e nome social: até 13 de junhoDivulgação do resultado do atendimento especializado: 20 de junhoPrazo para recurso: 23 a 27 de junhoResultado do recurso: 4 de julho- Provas: 9 e 16 de novembro de 2025
- Provas em Belém, Ananindeua e Marituba (PA): 30 de novembro e 7 de dezembro
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.





